A ansiedade é algo que, quando vem, me incomoda demais. Sentir que meus pensamentos estão agitados ou que ideias negativas estão invadindo a minha mente me deixa extremamente angustiada e chateada. Além disso, meu corpo sempre somatiza a ansiedade de alguma forma (seja por meio de batimentos cardíacos acelerados, seja por meio de uma dorzinha de barriga ou de um frio no estômago). Mas, como quase tudo na vida tem um viés positivo, eu consigo enxergar um lado bom quando fico ansiosa: é como se meu organismo e minha mente estivessem me dando um alerta para que eu olhasse mais para dentro de mim, para que eu cuidasse mais do meu bem-estar e da minha espiritualidade (sim, porque, pelo menos para mim, o abastecimento espiritual é fundamental para o controle da ansiedade).
Outro dia, me sentindo um pouco ansiosa, eu parei por um momento para refletir sobre as possíveis causas desse sentimento e comecei a listar as atitudes que, quando tomadas, me ajudam a me sentir mais relaxada e, assim, me curam da ansiedade. Relendo essa lista outro dia, eu pensei: não há motivo para eu deixar de compartilhá-la no blog! Ter essa lista registrada aqui será bom não só para mim, que poderei consultá-la sempre que necessário, como para eventuais leitores que também se entristecem diante do "mal do século".
Segue, então, minha lista pessoal de técnicas eficazes que ajudam a controlar a ansiedade:
1. Fazer exercícios de respiração: eu já reparei que, quando estou ansiosa, até a minha frequência respiratória fica alterada. Fazer exercícios de respiração me ajuda muito a relaxar. Minha terapeuta me ensinou um exercício que é feito da seguinte forma: deitado de barriga para cima, você pressiona uma das narinas com o dedo indicador, impedindo que o oxigênio entre por ela. Então, você inspira o ar com a narina liberada, deixando o ventre se inflar ao máximo. Quando ele estiver bastante inflado, você retém o ar por alguns segundos e, então, expira-o com vigor pela boca. Faça isso algumas vezes, alternando a narina que é tampada. Acredito eu que, ainda que você não conheça nenhuma técnica respiratória, o mero fato de prestar mais atenção nos movimentos de respiração, inspirando de forma profunda e expirando com vigor, já é suficiente para deixar o organismo menos acelerado e mais relaxado.
2. Fazer um escalda-pés: os benefícios do escalda-pés já são conhecidos de longa data. Eu já fiz um post sobre isso, inclusive (se quiser ler, clique aqui). A água quente e os sais são super relaxantes, e os pés são uma parte do corpo que, quando negligenciada por nós, acaba nos trazendo uma série de problemas. Para que você atinja o objetivo de diminuir a ansiedade, é muito importante que o escalda-pés seja encarado como um ritual relaxante: então, não recomendo que você o faça enquanto mexe no celular ou enquanto assiste a algum programa de TV. Deixe a luz baixa, coloque uma música relaxante, feche os olhos e curta aqueles minutos como um momento só seu.
3. Fazer orações em voz alta: acho que essa técnica só vai funcionar para quem tem fé. Mas, para mim, é uma das mais eficazes de todas! Eu fico muito chateada quando começo a fazer uma oração e acabo me perdendo em pensamentos e não concluindo. Assim, fazer orações em voz alta me ajuda demais, porque eu consigo começar e terminar com muito mais concentração. A oração me ajuda não só pelo "desabafo", como também pelo abastecimento espiritual que ela proporciona. Quando acabo, estou muito mais tranquila e confiante.
4. Ler meu devocional: neste vídeo aqui eu falo sobre o livro "Jesus Está ao Seu lado", da Sarah Young. É um devocional, com mensagens diárias de fé dirigidas ao leitor. É como se fosse uma "oração ao contrário", porque, ao invés de você conversar com Deus, é Ele quem conversa com você! As mensagens, apesar de breves, são muito profundas, além de serem bonitas demais! Todas as vezes em que leio o meu devocional, saio mais fortalecida e animada. É muito bom!
5. Fazer automassagem: eu não tenho qualquer conhecimento técnico sobre automassagem; porém, acho que a gente é um pouco autodidata nesse quesito, né? Sabemos identificar quais são as partes do corpo que mais "gostam" de ser massageadas e, se pararmos para prestar atenção, veremos que o nosso corpo acaba "pedindo" massagens em determinados lugares. A automassagem é uma técnica que me ajuda muito a relaxar. E é o tipo da coisa que eu posso fazer tanto quando estou em casa, deitada e mais relaxada, quanto num intervalo no trabalho, por exemplo. Gosto de fazer massagens no meu couro cabeludo, nas mãos (fazendo movimentos circulares, como se estivesse enrolando um docinho) e nos pés. Isso ajuda demais a aliviar o estresse e a dar uma "desligada" de pensamentos inoportunos.
6. Tomar um banho relaxante: a consciência ambiental não nos permite tomar um banho relaxante diariamente, né?! Mas, quando a ansiedade vem mais forte, é super gostoso tomar um banho quentinho e mais despreocupado. Deixar a água cair, massagear de leve o corpo... É uma ótima forma de aliviar tensões!
7. Falar sobre o assunto com alguém em que você confie: se há algo te incomodando e você tem alguém em quem possa confiar, fazer em desabafo é uma ótima maneira de se sentir mais leve. Além de colocar "para fora" aquilo que te estressa, você ainda tem a oportunidade de ouvir uma nova perspectiva sobre aquela questão – o que pode te levar a lugares novos e melhores!
8. Meditar: está aí outro assunto sobre o qual eu não tenho (pelo menos não ainda) o menor conhecimento técnico. Por isso mesmo, ainda não consigo fazer meditações que não sejam guiadas. Mas já encontrei, no YouTube, algumas meditações guiadas que são sensacionais, e que me ajudam muito a relaxar e a limpar a mente dos pensamentos negativos. Além disso, baixei um app no meu celular que é muito, muito bom! Super indico! É o "Zen", que, além de uma série de meditações guiadas com propósitos específicos ("para dormir"; "para iniciantes"; "para vencer o medo"), tem frases motivacionais e reflexivas, e te permite acompanhar o seu progresso ao longo do tempo. Ele contabiliza as meditações que você já realizou, possui um "calendário do humor" e te confere "medalhas" à medida que você vai evoluindo.
9. Usar a agenda diariamente: eu já comentei, neste post aqui, que colocar minhas pendências no papel me ajuda muito a tirá-las da mente e a ficar menos preocupada com sua concretização. Por isso, uso a agenda todos os dias e o tempo todo. Sempre foi assim, mas agora em 2017 estou usando o método "bullet journal", e acho que ele é ainda mais eficaz, tanto no quesito "produtividade" quanto na missão de me deixar menos ansiosa com meus afazeres pendentes.
10. Dormir cedo: graças a Deus, embora eu me considere uma pessoa ansiosa, eu não tenho nenhum problema para dormir. Costumo dormir rápido e durante a noite toda, e acho que isso faz muito bem ao meu organismo e à minha mente. Quando consigo dormir cedo, então, nem se fala! Acordo muito mais disposta e animada. Num mundo ideal, eu dormiria às 21h e acordaria às 6h15min. Quase nunca consigo cumprir a meta de dormir tão cedo; mas, quando alcanço esse objetivo (ou ainda que eu durma às 21h30), me sinto muito realizada!
Essas são minhas técnicas pessoais para controlar a ansiedade! Se vocês tiverem mais alguma para acrescentar à lista, não deixem de me contar! ;)