Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Por Aline Viana.

Alemanha #1: Heidelberg

29/4/2015

2 Comentários

 
Imagem
Para quem está hospedado em Frankfurt (cidade sobre a qual vou falar aqui no blog nos próximos dias), uma boa opção é pegar um trem e fazer um bate-e-volta para Heidelberg. Foi isso que o Rafa e eu fizemos no final do ano passado: estávamos passando alguns dias em Frankfurt e resolvemos conhecer essa cidadezinha medieval sobre a qual já tínhamos ouvido falar muito bem.

Nosso trem de Frankfurt para Heidelberg saía às 9h20min (o Rafa havia comprado todos os bilhetes de trem para a Alemanha com antecedência, no Brasil, pela Internet) da Frankfurt (Main) Hbf, estação de trem que não ficava longe do nosso hotel. Por isso resolvemos ir a pé. Mas confesso que essa ida foi um pouco tensa, porque acho que não fizemos o melhor caminho (demos uma pequena voltinha) e eu fiquei morrendo de medo (o Rafa também ficou, que eu sei, hahaha) de não chegarmos a tempo.

No final das contas, deu tudo certo, mas rolou um pouco de stress, principalmente porque nós dois sabíamos que pontualidade é um forte dos alemães (o que é ótimo, aliás): se seu trem está previsto para sair às 12h34min, ele sairá às 12h34min; nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. Por isso, se você for fazer viagens de trem pela Alemanha (o que eu recomendo demais, porque é um meio de transporte excelente), programe-se para chegar às estações com algum tempo de antecedência!

No dia em que o Rafa e eu fomos, o tempo em Heidelberg estava beeeeem frio e cinzento. Uma das primeiras coisas que fiz após chegar à cidade foi comprar uma luva. Mas, antes disso, passamos em um centro de informações turísticas na estação de trem, pegamos um mapinha e decidimos que iríamos a pé até as principais atrações da cidade.

Logo que chegamos ao centrinho mais da “muvuca”, fomos caminhando por uma rua destinada ao trânsito exclusivo de pedestres que é cheia de lojas e restaurantes. Tipo uma calle Sierpes de Sevilha (já falei sobre ela neste post aqui). Chama-se Hauptstraße. Pelo que eu entendi, ela é uma das principais ruas da cidade, e por ela se tem acesso às atrações mais importantes. Então, essa rua foi a nossa via principal durante todo o dia que passamos em Heidelberg. 

A cidade é bem antiga, o que faz com que passear por suas ruas seja bastante interessante. Nossas primeiras fotos foram na praça em frente ao Universitätsmuseum, que é um pequeno museu que conta a história da Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha. 
Imagem
Universitätsmuseum ao fundo
Imagem
Detalhe do teto da Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo)
Continuamos caminhando pela Hauptstraße e chegamos à igreja Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo). É uma igreja de estilo parecido com o de outras que visitamos na Alemanha, mas isso não faz com que eu deixe de recomendar a entrada, porque é muito bonita (por dentro e por fora). Ela fica na Marktplatz (Praça do Mercado), que é a principal praça do centro histórico de Heidelberg. 
Imagem
Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo) vista do Castelo de Heidelberg
E, agora, a Marktplatz:
Imagem
Marktplatz
Seguindo adiante pela Hauptstraße, chegamos a outra praça (são várias): Kornmarkt. No centro da praça há uma estátua muito bonita, a Madona de Kornmarkt. Da praça também dá para avistar um pedaço do Castelo de Heidelberg (ao fundo).
Imagem
Seguimos em frente em nossa caminhada e chegamos à Karlsplatz. Ela é a praça que oferece a melhor vista do Castelo de Heidelberg.
Imagem
Karlsplatz (Castelo de Heidelberg ao fundo)
Como o Castelo de Heidelberg (Schloss Heidelberg) é a atração turística mais famosa da cidade, nosso próximo passo foi explorá-lo. Ele fica no alto de uma colina, e para chegar até lá é preciso comprar um bilhete que dá acesso ao funicular. O acesso ao funicular fica a um quarteirão da Karlsplatz. 

O castelo foi construído no século 15. Durante uma guerra, no século 18, uma grande parte foi destruída, restando algumas ruínas. Nós não visitamos o castelo por dentro; mas a visita ao exterior já é bem legal, por causa dos jardins e da vista que se tem da cidade.
Imagem
Saímos do Castelo, pegamos o funicular de volta e fomos caminhando pela Hauptstraße em busca de um restaurante para almoçarmos. Escolhemos o Hard Rock Café. O ambiente era ligeiramente old school, poderia ser mais bonitinho, mas o sanduíche que pedimos estava muito gostoso!!! Eu achei muito parecido com o do McDonald’s. E a música ambiente estava boa, tirando poucas exceções.

Imagem
Vista que se tem quando se está no Castelo de Heidelberg (Schloss Heidelberg)
Imagem
Vista que se tem quando se está no Castelo de Heidelberg (Schloss Heidelberg)
Após o almoço, passamos em uma loja de Natal que eu queria conhecer e que também fica na Hauptstraße: a Käthe Wohlfahrt. A loja é bem grande, especializada em produtos natalinos, e é uma perdição para quem gosta de Natal (e ela não é exclusividade de Heidelberg; há filiais em várias cidades europeias). Mas nós não compramos nada: acho que é porque eu estava totalmente sem foco, sem nada em mente pra comprar. Como a loja é cheeeeia de coisas, eu acabei ficando meio perdida e não pensando em levar nada! Haha.

Saindo da loja, fomos andar um pouquinho às margens do rio Neckar. Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Ponte Velha, que fica sobre o rio. Então fomos vê-la e tirar algumas fotos.
Imagem
Ponte Velha
Após esse passeio às tranquilas margens do rio Neckar, voltamos à Hauptstraße. Decidimos parar em uma confeitaria, a Schafheutle, para tomar algo (ela fica no número 94 da Hauptstraße). Nada melhor para nos aquecer um pouquinho no frio de Heidelberg. A confeitaria estava cheia, tem muitas opções no cardápio e é bem grande. Escolhemos uma mesinha para nos sentarmos e o Rafa pediu um café e um pedaço de torta; eu pedi um chocolate quente. Após nosso café, caminhamos de volta em direção à estação de trem. No caminho, os semáforos de pedestre me chamaram muito a atenção, por causa dos bonequinhos verde e vermelho, que são homenzinhos orientais. O bonequinho se chama Ampelmann, e é bem famosinho entre os turistas da Alemanha (amanhã vai ter um post só sobre ele aqui no blog!). 

Minhas impressões sobre Heidelberg: a cidade é fofa, viajar é ótimo e não tenho nada a reclamar. Conheci uma cidade nova, e tenho certeza de que ela tem muita história e cultura. Porém, eu esperava mais. Esperava que fosse uma cidade de contos de fadas, porque foi justamente isso o que eu li em um blog, quando estava fazendo minhas pesquisas pré-viagem. Já comentei isso outra vez: fazer roteiros de viagem e pesquisas sobre o seu local de destino tem vantagens e desvantagens. Acho que as vantagens superam – em muito – as desvantagens. Mas uma coisa é fato: você corre o risco de se decepcionar um pouco.

​Talvez eu tenha achado Heidelberg menos encantadora do que eu esperava por causa do tempo: no dia em que a conhecemos, estava frio e nublado. Isso pode influenciar muito nas impressões que temos sobre uma cidade. Se o dia estivesse maravilhoso, com sol e um céu azul, talvez eu tivesse reagido de forma diferente. Repito: não achei nada ruim conhecer Heidelberg; não tenho nem o direito de fazer qualquer reclamação a respeito! Porque viajar é sempre sensacional. Mas esperava uma cidade mais charmosinha, com construções alemãs fofas e muitas florzinhas em todas as janelas (hahaha).
2 Comentários
Pedro Henrique Saúde Bastos
30/4/2015 06:15:34 am

Como seu blog está demais Aline!
Muito lindo e você escreve muito bem! Parabéns!
Beijos!

Responder
Aline Viana link
30/4/2015 02:59:22 pm

Oi, Saúúde!!! Que bom você por aqui!!! Muito obrigada!!! Beijão!

Responder



Enviar uma resposta.

    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.