Outro dia assisti a "Angels in the snow", filme sobre o qual eu nunca tinha ouvido falar nada, mas cuja sinopse me atraiu. Aiii, e que filme lindo! Amei, amei, amei! É, verdadeiramente, um filme de Natal. Digo isso porque há vários filmes que têm a temática natalina de forma mais secundária; que se passam no Natal embora não tratem especificamente sobre ele. "Angels in the snow" não é assim: o Natal – e os sentimentos que costumamos atrelar à data, como amor, união e solidariedade – é o verdadeiro protagonista do longa.
Por causa disso, o cenário do filme é o mais natalino possível. Sabe aquelas ilustrações que a gente vê em cartões de Natal, com uma casinha na neve, janelas iluminadas e árvores branquinhas? Pois é, é disso que eu estou falando! É claro que isso não tem nada a ver com o Natal no Brasil. Mas também é fato que nosso Natal recebe muitas influências estéticas do exterior; então, acabamos associando neve ao nosso clima de Natal... E, no final das contas, eu não vejo nada de mau nisso!
O filme conta a história da família Montgomery, formada pelo casal Judith (Kristy Swanson) e Charles (Chris Potter) e seus três filhos: os adolescentes Alexander (Nick Purcha) e Jennifer (Lizzie Boys), e a fofa menininha Emily (Jaeda Lily Miller). Certo ano, Charles resolve passar o Natal com a família na neve. Para isso, planeja e constrói uma casa espetacular, enorme e com toda a infraestrutura necessária para eles passarem os dias do feriado de Natal. Como surpresa para sua família, Charles providenciou não só a construção da casa, como também uma decoração maravilhosa, além de ter recomendado à decoradora que abastecesse o lugar com tudo o que fosse necessário para que eles tivessem conforto durante o feriado (incluindo comida, adornos, roupas e remédios).
Logo no início da estadia na casa, já se pode perceber que o casal passava por uma fase conflituosa e tensa – o que se devia, em grande parte, ao fato de Charles só pensar em negócios, inclusive nos momentos em que estava com a família. Embora quisesse impor aos filhos um feriado longe de aparelhos eletrônicos, Charles não desgrudava de seu celular, sempre tratando de negócios.
As discussões constantes dos pais, que faziam a garotinha Emily sofrer, levaram-na a fazer uma oração pedindo para que eles não se separassem.
O Natal daquele ano estava sendo marcado por constantes tempestades de neve – as piores dos últimos dez anos. Em uma manhã do feriado, a família Montgomery é acordada por quatro pessoas que batem à porta de sua casa na neve. Judith, presumindo que os desconhecidos deviam estar congelando lá fora, logo toma a iniciativa de acolhê-los. As quatro pessoas que pediam abrigo eram a família Tucker, formada pelo casal Amy (Catherine Lough Haggquist) e Joe (Colin Lawrence) e seus filhos adolescentes, Robbie (Kolton Stewart) e Lucie (Alexandra Siouras). Os Tucker contaram, então, que necessitavam de abrigo porque estavam indo esquiar, mas a van em que se locomoviam acabou se chocando contra uma árvore, o que os obrigou a sair em busca de um lugar para se protegerem do frio.
O filme se desenrola, então, mostrando o Natal vivido por essas duas famílias reunidas: os Montgomery – que, embora providos de infraestrutura física, careciam de estrutura emocional – e os Tucker – que precisavam de abrigo, mas tinham muito a ensinar sobre amor e união.
"Angels in the snow" reúne elementos que fazem parte do imaginário coletivo: Natal, família, amor, celebração, uma casinha de madeira no meio do nada e, também, vivência de situações extremas (tempestade, falta de luz, aventura).
Eu simplesmente amei: é um filme bem leve, mas eu amei o clima, amei a fotografia, amei as músicas de Natal, enfim: foram 90 minutos muito bem aproveitados! Me fizeram refletir sobre a importância de valorizarmos as pessoas que amamos e os momentos que passamos juntos. E me fizeram estar cada vez mais convicta de que é preciso viver o Natal em sua plenitude e transmitir, aos filhos, toda a magia desse momento.
- assistir na época do Natal;
- toda a família;
- refletir e se emocionar.
Duração: 1h30min
Ano: 2015
Nacionalidade: EUA
Direção: George Erschbamer
Gênero: Drama; Família
Protagonistas: Kristy Swanson e Chris Potter; Catherine Lough Haggquist; Colin Lawrence