Como grande parte das pessoas já sabe, ter o blog é um hobby que ocupa grande parte do meu tempo: é preciso bastante tempo e dedicação para escrever os posts, pensar no conteúdo, manter a regularidade das postagens, responder aos comentários e aos e-mails, gravar vídeos, editá-los, pesquisar novas ferramentas... Enfim: o universo de um blog envolve muitos detalhes e muito planejamento, nem sempre mensurado por quem está do lado de fora. Mas para quê gastar tanto tempo (e, às vezes, dinheiro) com um passatempo? Sei que muitas pessoas têm essa dúvida; afinal, eu não ganho dinheiro com o blog. Então, teoricamente, "não preciso disso pra viver".
Porém, acredito que é preciso mudar essa mentalidade de que só vale a pena gastar tempo com as coisas se elas te garantem um retorno financeiro. Definitivamente, essa não é a chave para a felicidade. Quem gosta de esportes pode investir bastante tempo e bastante dinheiro em aulas, competições e treinamento sem receber nada mais do que satisfação pessoal e condicionamento físico. Há também quem goste de cantar e, por isso, invista em aulas de canto sem qualquer pretensão profissional. Enfim, acho super válido investir em um hobby, em algo que te dê prazer e te distraia.
No meu caso, penso que o blog me rende muito mais frutos do que simplesmente o prazer de postar: graças a ele, que tem apenas 1 ano de existência, eu já vivenciei experiências muito bacanas, que não teriam surgido se eu não fosse uma "blogueira". Pude participar de eventos, conhecer pessoas, trocar informações e aprender muuuuito, muuito mesmo! Várias vezes, antes de escrever um post ou gravar um vídeo, eu tenho que pesquisar bastante sobre algum tema. Afinal, tenho a preocupação de publicar um conteúdo que seja verdadeiro, fiel, legítimo. E isso tem me enriquecido muito!
Além disso, o blog é um grande estímulo para que eu sempre esteja fazendo coisas novas, conhecendo lugares novos, lendo livros novos. Foi o blog que me motivou, por exemplo, a retomar o hábito da leitura para publicar resenhas que também convidem outras pessoas a ler. Também é o blog que me incentiva a escrever sobre restaurantes que eu frequento: e essa é uma forma muito legal de eternizar momentos, de fazer com que minhas experiências pessoais fiquem sempre registradas de alguma forma! É, ainda, o Beleza Tem a Ver que me impulsiona a escrever crônicas que eu provavelmente não escreveria se não tivesse um veículo pessoal no qual postá-las.
Mas por que levar um hobby tão a sério? Se o blog não me dá retorno financeiro, talvez ele pudesse não ser levado "tão a sério assim". Um post aqui, outro ali... E o passatempo poderia ser conduzido sem maiores responsabilidades. Mas acontece que isso definitivamente não combina comigo. Se eu me envolvo em algum projeto, é pra fazer bem feito. E acho, sinceramente, que não é possível fazer um blog respeitável e enriquecedor sem conduzi-lo com seriedade. Por isso, eu me preocupo com um layout atraente e que seja fácil e leve para o leitor. Preocupo-me em postar diariamente, porque sei que quem acompanha o blog quer conteúdo novo com frequência e não gosta de entrar e ver o site parado há dias. Preocupo-me com a arte dos vídeos, porque sei que é muito melhor assistir a um vídeo que tenha sido feito com carinho e preocupação. Enfim, essa sou eu. Não gosto de fazer nada "pros cocos" e, enquanto postar me der prazer, irei manter o blog ativo.
Por outro lado, não encaro o Beleza Tem a Ver como uma obrigação nem como um peso. Acho que essa é a vantagem de ele não ser minha fonte de renda. Eu posto porque quero, quando quero e o conteúdo que quero. No dia em que o blog se tornar um fardo, no dia em que eu tiver que postar por obrigação, no dia em que eu tiver que escrever sobre algum tema só porque está na moda ou porque fui paga pra isso... Aí não acho que as coisas farão mais sentido!
Autoconhecimento, enriquecimento cultural, troca de experiências e de informação: essas são apenas algumas das contribuições que o Beleza Tem a Ver me trouxe durante esse último ano! Espero que, de alguma forma, os leitores do blog também tenham recebido algum aporte de coisas boas e de crescimento! Ou, ao menos, que tenham sido levados a refletir por meio de algum post que tenha sido publicado aqui nesses 365 dias.
Agradeço a todas as pessoas que acompanham o blog e que contribuem para que ele se torne um espaço de interação, compartilhamento de ideias e disseminação de muita beleza por aí!! Muito obrigada, pessoal! E vamos rumo ao próximo aniversário! ;)