Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Noite de queijos e vinhos

20/2/2019

2 Comentários

 
Imagem
Na semana passada o Rafa e eu recebemos dois casais de amigos para uma noite de queijos e vinhos. Além de ser uma delícia, acho que uma noite de queijos e vinhos é uma excelente opção para quando queremos fazer uma recepção mais informal e descontraída (e também menos trabalhosa). Não que uma noite assim dispense preparos (como vocês verão, eu coloquei a mão na massa e preparei várias receitas). Porém, são preparos mais rápidos e práticos. Você pode adiantar alguma coisa no dia anterior. E, além disso, a quantidade de louças e utensílios sujos é bem menor, porque você não precisa se preocupar com panelas nem com aparelho de jantar.

Decidi que, como queríamos uma noite mais descontraída, não iria montar lugares à mesa. Dispus as travessas de comida na nossa mesa de jantar, assim como as taças de vinho e água. Empilhei pratinhos, garfos e talheres de sobremesa. Então, a ideia era que cada um fosse à mesa, pegasse seu pratinho e escolhesse os itens de sua preferência. Depois, todos comeríamos sentados no sofá, mesmo. A  ideia funcionou perfeitamente, e assim o clima ficou menos formal.

O Rafa tinha preparado alguns vinhos para servirmos; mas, gentilmente, cada casal que convidamos levou uma garrafa de vinho tinto. E essas duas garrafas foram suficientes para nós seis.

Para comermos, eu providenciei os seguintes queijos: gorgonzola, parmesão, Grana Padano, muçarela, Camembert e queijo brie. Vou mostrar a seguir os preparos que fiz com os queijos, além de outros aperitivos que servi:
Imagem
Uma das entradas de que eu mais gostei foi o queijo camembert assado com geleia de amora: tinha comido uma preparação parecida dias antes, na casa de um casal de amigos, e amei. A única diferença foi que eles utilizaram queijo Brie. Você pode fazer com qualquer um dos dois. Basta colocar a geleia por cima do queijo e levar para assar a uns 180°C durante cerca de 10 minutos. Simples, rápido e delicioso!
Imagem
Em uma tábua de frios, coloquei a fatia de queijo Grana Padano, presunto Parma e salaminho. Amo!
Imagem
Também preparei dadinhos de queijo coalho com geleia de damasco: se estão quentinhos, são de comer rezando!! Para preparar esta entrada, comprei espetinhos de queijo coalho e cortei em cubos. Levei à frigideira por cerca de dez minutos, para eles ficarem douradinhos, e ao final (ainda com o fogo aceso) coloquei geleia de damasco.
Imagem
Também preparei estes canapés de damasco com cream cheese, nozes e mel. Eu adoro a combinação de alimentos doces e salgados, então acho esta uma opção deliciosa!
Imagem
Estes outros canapés também ficaram muito gostosos! Montei da seguinte forma: um pedacinho de rosca caseira (tínhamos ganhado essa rosca de uma amiga no dia anterior! Mas com certeza ficaria uma delícia com qualquer pão ou torradinha) + uma fatia de queijo Brie + uma lâmina de presunto Parma + uma folhinha de hortelã + um fio de vinagre balsâmico trufado por cima de tudo. Senhor, que canapé delicioso! A folhinha de hortelã deu um frescor e um toque super especial!
Imagem
Também preparei essas torradinhas de pão de forma que foram a coisa mais fácil de fazer (e juro que fizeram muito sucesso e foram elogiadas!): cortei cada fatia de pão de forma em quatro pedaços (nem tirei a casca), passei manteiga em uma das faces e levei à Airfryer por quatro minutos. E pronto: ficam douradinhas e bem saborosas!
Imagem
No dia anterior, fiz essa terrine de gorgonzola (cuja receita eu postei aqui). Esta entrada tem que ser preparada com antecedência, porque são necessárias algumas horas na geladeira para que a terrine fique firme no formato desejado. Além do gorgonzola, ela leva cream cheese, nozes e damasco. A apresentação fica fofa, e o sabor é muito bom! 
Imagem
Também fiz estes rolinhos de aspargos com muçarela e presunto Parma. Piquei cada aspargo em três pedaços (retirando, antes, aquela ponta inferior mais durinha). Depois, enrolei cada pedaço em uma lâmina de muçarela e, em seguida, em uma lâmina de parmesão. Joguei azeite por cima e levei ao forno para assar por cerca de 15min a 180°C.
Imagem
No lado direito da foto acima dá pra ver uma tigela com tomatinhos cofitados. Para prepará-los, basta colocar, em um refratário, os tomates-cereja regados em bastante azeite (em uma quantidade suficiente para quase cobrir os tomates), uma pitada de sal e orégano. Se quiser, pode colocar um pouco de açúcar também (eu às vezes coloco, e fica muito bom!). Deixar no forno por 30 a 40min a 130°C e pronto!
Imagem
Por fim, completei a mesa com uma roda de parmesão e um quadro com favos de mel na base de madeira. Eu simplesmente amo queijo com mel! E essa apresentação fica super marcante e refinada! Faz a mesa ficar ainda mais linda! :)

Esta foi a nossa noite de queijos e vinhos! Mais caprichada do que esta aqui, que postei há alguns anos, mas nem por isso muito trabalhosa!!! Recomendo demais para quem quer receber amigos em casa. Foi muito satisfatório preparar tudo e ver um resultado tão bacana! E espero ter inspirado vocês com as receitas que preparei!

Você também poderá gostar de:
Imagem
RECEBENDO EM CASA: MONTANDO A MESA POSTA
Imagem
RAGU DE LINGUIÇA NO CREME DE BATATA BAROA E ALHO PORÓ
Imagem
TULIPAS DE TOMATE E COTTAGE
2 Comentários

Remando contra a maré da galinha

19/2/2019

2 Comentários

 
Imagem
Desde antes de eu engravidar, eu já tinha muito certo na minha mente que eu não colocaria as canções da "Galinha Pintadinha" para o meu filho ouvir. Por quê? Porque eu sempre achei muito chatas aquelas músicas (já tentaram ouvir um DVD inteiro? É estressante!). 

Hoje, depois de pesquisar muito sobre o assunto (lendo artigos sobre educação musical infantil, inclusive), estou ainda mais convicta de que não, o Miguel não precisa disso pra ter uma infância autêntica.

Aliás, já adianto: eu não tenho absolutamente nada contra canções infantis (definitivamente, o Miguel não é o tipo de bebê que passa o dia ouvindo música erudita). Muito pelo contrário: já montei uma playlist com várias músicas infantis para ele ouvir, e eu mesma gosto de escutá-las. Mas o fato de uma música ser direcionada ao público infantil não precisa significar que a música seja chata, repetitiva, cantada por uma voz irritante e com um arranjo de causar arrepios.

Friso que aqui não estou nem entrando no mérito da questão de colocar a criança para assistir ao DVD. Estou falando apenas da música, da ideia de colocar o repertório da "Galinha Pintadinha" para a criança ouvir.

Para mim, colocar as canções da "Galinha Pintadinha" para tocar é o mesmo que expor o Miguel a um produto de qualidade duvidosa, de cunho comercial, e que é muito difundido pelo simples fato de ser divulgado de forma agressiva pelos meios de comunicação de massa.

Em primeiro lugar, acho que cabe refletirmos: por que a "Galinha Pintadinha" é um fenômeno? Foram as crianças que colocaram a Galinha no topo do ranking do sucesso? Logicamente não, porque criança não compra DVD, não escolhe aquilo a que vai assistir no YouTube nem seleciona playlist no Spotify. A criança tem acesso ao mundo que lhe é apresentado pelos pais.

Então, foram os pais que deram à Galinha todo o sucesso que ela tem. E por que fizeram isso? Por diversas razões: porque as músicas que compõem o repertório da "Galinha" já são velhas conhecidas; porque "é o que toda criança ouve"; porque as crianças que são colocadas diante de um DVD desse tipo ficam hipnotizadas – e "não dão trabalho" – durante vários minutos ou até horas.

Mas se você perguntar a um pai se ele aprecia a música da "Galinha Pintadinha", se ele acha agradável ouvi-la, muito provavelmente ele responderá que "não, não é questão de ser agradável. Mas música de criança é assim".

Não, gente, música de criança não precisa ser assim. Música de criança pode, sim, ter um arranjo complexo, uma melodia rica; e pode, sim, ser cantada por uma voz agradável. Coloquem pra tocar "Imaginem" (com o Toquinho), "É tão lindo" ou "O que cantam as crianças" (com o Balão Mágico), "O Girassol" (com a Jane Duboc), ou qualquer música do álbum da "Arca de Noé" (garanto que dá para ouvir o álbum até o final sem ter uma síncope depois). Ou mesmo procurem ouvir as trilhas sonoras dos filmes da Disney. Melodias bonitas, letras inteligentes, enfim: músicas agradáveis aos ouvidos.

Já está cientificamente comprovado que bebês são ouvintes sofisticados, e são capazes de prestar bastante atenção à música que escutam; não precisamos tratá-los como ouvintes bobos e passivos, nem subestimar sua inteligência. Estudiosos afirmam que bebês têm capacidade de perceber e diferenciar contrastes da música (altura, ritmo, timbre, contorno melódico). Além disso, durante o primeiro ano de vida os bebês já manifestam preferência e memória musical de longo prazo. E o que acontece? Infelizmente, o que acontece é que com frequência toda a sofisticação musical dos bebês acaba sendo mitigada pelo processo de aculturação. Se os bebês são expostos rotineiramente a músicas de qualidade duvidosa, seu repertório e seu gosto acaba ficando empobrecido. Daí a importância de os pais propiciarem aos filhos um ambiente musical rico, que respeite a sofisticação do cérebro e dos ouvidos de um bebê.

Enfim: quando se é pai ou mãe, são inúmeras as questões sobre as quais é preciso refletir. Maternidade e paternidade vão muito além da escolha da babá ideal, do uso ou não da chupeta, da adoção ou não da cama compartilhada, de conhecer o método BLW e a disciplina positiva. É preciso ter um olhar crítico para absolutamente todos os aspectos da vida de um indivíduo. É preciso olhar com muita cautela para os hábitos culturais da atualidade, para os brinquedos "que toda criança tem", para as músicas "que toda criança ouve". E, no final das contas, em grande parte das vezes o caminho mais saudável, sensato e inteligente é nadar contra a corrente.

E eu estou disposta a remar contra a maré da Galinha Pintadinha.

Você também poderá gostar de:
Imagem
NOSSA BABÁ ELETRÔNICA
Imagem
OS ITENS MAIS ÚTEIS DO ENXOVAL DO MIGUEL
Imagem
VIAGEM DE AVIÃO COM BEBÊ DE CINCO MESES: MINHA EXPERIÊNCIA
2 Comentários

Terrine de gorgonzola

18/2/2019

0 Comentários

 
Imagem
Eu estaria mentindo se dissesse que sou apaixonada por gorgonzola. Já tive minha época de pedir "tiras de filé mignon ao gorgonzola" quando saía para petiscar. Mas hoje em dia eu tenho achado esse queijo muito forte. Exatamente por isso, resolvi testar essa receita de terrine de gorgonzola, numa noite de queijos e vinhos que o Rafa e eu fizemos na semana passada para receber alguns amigos em casa. Essa terrine leva, além do gorgonzola, cream cheese, nozes e damasco – o que a deixa com um sabor suave e muito gostoso!

A receita é super fácil de fazer (você só precisa prepará-la no dia anterior, para que a terrine fique firme no formato que você escolher), rende bastante, e a apresentação fica bem bacana. Então, ela entrou na minha lista de receitas que vale a pena repetir. Essa versão leva nozes e damasco; porém, acho que seria uma delícia recriá-la substituindo as nozes por outra castanha, como a castanha de caju, e o damasco por outra fruta seca, como ameixas ou uvas passas.

Ingredientes:
  • 150g de cream cheese tradicional
  • 150g de queijo gorgonzola
  • nozes picadas a gosto
  • damascos secos picados a gosto

Modo de preparo:
  • Amasse o gorgonzola com um garfo, de forma que o queijo se torne uma massa mais homogênea.
  • Em uma tigela, misture o cream cheese com as nozes e os damascos picados. Reserve um pouco de nozes e de damasco para enfeitar a terrine depois que estiver pronta.
  • Forre um bowl individual com filme plástico (é nele que você deixará a terrine resfriando para fixar o formato). Deixe algumas sobras de plástico para embrulhar a terrine em sua integralidade.
  • No bowl forrado, coloque 1/3 do gorgonzola amassado.
  • Em seguida, coloque metade do cream cheese.
  • Coloque mais 1/3 do gorgonzola, sempre firmando bem, para que a terrine fique compacta.
  • Por cima coloque a outra metade do cream cheese.
  • Por fim, coloque o último terço de gorgonzola, pressionando com bastante cuidado.
  • Embrulhe a terrine com o filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 8h.
  • Na hora de desembrulhar, vá tirando o filme plástico com cuidado. Desenforme sobre um prato e enfeite o topo e as laterais com mais as nozes e os damascos picados que você reservou. 

Sirva com pães, torradinhas ou pura, mesmo. Garanto que a receita fará sucesso! :)

Você também poderá gostar de:
Imagem
HAMBÚRGUER DE SALMÃO
Imagem
RISOTO DE CENOURA
Imagem
RAGU DE LINGUIÇA NO CREME DE BATATA ROXA
0 Comentários
    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.