Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Ragu de linguiça no creme de batata roxa

26/9/2018

0 Comentários

 
Imagem
Eu estou ficando expert em inventar receitas com aquele resto de comida que sobra na geladeira. Outro dia, eu precisava fazer o almoço e o que eu tinha era isso: dois pedaços de linguiça, uma (hahaha) cenoura, um tomate, batata doce roxa, um pouquinho de beterraba e algumas verduras.

Aí coloquei no Pinterest a seguinte expressão de busca: "linguiça gourmet" (hahaha!) e me apareceu um prato de ragu de linguiça com polenta. Foi este prato que me inspirou para inventar o ragu de linguiça no creme de batata roxa. O resultado ficou maravilhoso, e tratei logo de anotar a receita, porque com certeza vou repetir!  Se quiserem testar em casa, anotem aí:

​Rendimento: duas porções

Para o creme: 
  • 500g de batata roxa 
  • 185ml (ou 3/4 de xícara de chá) de leite 
  • 1 cebola picada 
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de manteiga 
  • Salsinha, cebolinha e sal a gosto 

Preparo:
Descasque as batatas e cozinhe-as em água e sal por aproximadamente 20min, até que fiquem bem macias. Enquanto cozinha as batatas, refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente a salsinha e a cebolinha. Em um liquidificador, bata a cebola refogada, a batata doce cozida e o leite. Leve a mistura ao fogo até obter a consistência cremosa desejada. Faça a correção de sal.

Para o ragu:
  • 200g da linguiça de sua preferência (eu usei linguiça de lombo, mas acho que deve ficar uma delícia com calabresa!)
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 cenoura grande 
  • 1 tomate grande 
  • 1 e 1/2 xícara de vinho tinto 
  • Sal, salsinha e cebolinha a gosto 


Pique a linguiça, a cenoura e o tomate em pedaços pequenos. Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a cenoura e, 5min depois, a linguiça picadinha. Acrescente o vinho tinto e deixe cozinhar em fogo baixo por 10min. Em seguida, acrescente o tomate e deixe cozinhar até que os pedaços desmanchem. Acrescente salsinha, cebolinha e faça a correção de sal. 

Montagem do prato: em um prato fundo, coloque o creme de batata roxa. Por cima, no centro do prato, acrescente o ragu de linguiça. Você pode comê-lo como prato único ou com algum acompanhamento (eu fiz couve e salada como acompanhamento, e coloquei em ramequins separados, para não ficar uma mistureba no prato. Na salada eu coloquei alface, mini rúcula, espinafre, manjericão, beterraba e castanha de caju). 

Ficou uma delícia!!!

Você também poderá gostar de:
Imagem
FILÉ DE FRANGO AO PESTO DE MANJERICÃO ACOMPANHADO DE BATATAS RECHEADAS
Imagem
CREPE
Imagem
RISOTO DE CENOURA
0 Comentários

Pesto de brócolis

20/9/2018

0 Comentários

 
Imagem
Na foto, tilápia assada com pesto de brócolis, purê de batata roxa e arroz branco
Eu estaria mentindo se eu falasse que sou muito apaixonada por brócolis. Não sou muito fã, mas confesso que já comi umas versões de brócolis bem gostosas.

​Outro dia, recebi um maço de brócolis na cesta de orgânicos que chega semanalmente à minha casa, e resolvi testar uma receita nova: pesto de brócolis, para comer com uma tilápia assada.

Encontrei duas receitas na Internet, misturei as duas e criei a minha própria versão (que, diga-se de passagem, ficou muito gostosa e foi aprovadíssima pelo Rafa!). Pretendo fazê-la mais vezes, até porque ela é bem prática.

Se você também quiser experimentar, aí vai a receita:

Ingredientes (rendimento: 4 porções):
  • 1 maço (aproximadamente 280g) de brócolis cozidos no vapor
  • 1/2 xícara de parmesão ralado 
  • 4 colheres (sopa) de nozes 
  • 4 colheres (sopa) azeite 
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (café) de cebolinha picada
  • Suco de meio Limão 
  • Sal e pimenta do reino moída a gosto 

Preparo:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um molhinho cremoso.

Você também poderá gostar de:
Imagem
HAMBÚRGUER DE SALMÃO
Imagem
TORTA DE PÃO DE FORMA COM RECHEIO DE MILHO E ALHO-PORÓ
Imagem
IDEIAS DE ENTRADAS E APERITIVOS RÁPIDOS E SABOROSOS
0 Comentários

O ritual de sono do Miguel

12/9/2018

0 Comentários

 
Imagem
Foto: Mari Lemos
Para a minha felicidade, o Miguel é um bebê muito dorminhoco. Na segunda semana de vida, ele já fazia intervalos de 5 a 6h sem mamar de madrugada. Hoje, com quatro meses, ele faz de 11 a 12h seguidas de sono noturno.

Isso é uma grande alegria para mim e para o Rafa; noites bem dormidas fazem toda a diferença para que a rotina de cuidar de um bebê seja mais leve e agradável. 

Acho que a qualidade de sono é uma questão multifatorial. Imagino que parte dela se deva a características próprias do Miguel, mesmo. Mas outra parte pode se dever à minha disciplina com o sono (na gravidez, inclusive) e ao ritual que o Rafa e eu praticamos com o Miguel desde os primeiros dias de vida.

Como este é um dos assuntos mais queridos pelas mães, vou compartilhar aqui o ritual de sono do Miguel.

Antes de mais nada, já quero adiantar duas coisas: (1) sou totalmente contra a técnica de deixar o bebê chorando até que ele se acostume e caia no sono. Nunca fiz isso com o Miguel. (2) Não fui eu quem determinou que o Miguel parasse de mamar de madrugada. Sempre foi ele quem ditou os horários das mamadas noturnas. Em um dado momento ele simplesmente parou de chorar querendo mamar de madrugada e passou a fazer intervalos de sono maiores.

Em primeiro lugar, acho importante comentar que os principais responsáveis por fazer o ritual de sono com o Miguel sempre fomos o Rafa e eu. Felizmente, não precisei contratar enfermeira para passar as noites com ele, e acho que isso foi bom, porque acredito que quanto menos gente interferir na rotina do bebê, melhor (acho que é importante adotar um padrão de comportamento; e, se contratamos babá ou enfermeira, nem sempre temos como garantir que elas adotarão as mesmas condutas que nós).

Desde o primeiro dia de vida do Miguel, ainda na maternidade, eu adotei o hábito de fazer orações com ele antes de dormir. Explico para ele que está chegando a hora de dormir, e que é sempre bom rezar antes de adormecer. Desde então, nós rezamos juntos logo após a última mamada do dia.

Durante o dia, faço questão de deixar as janelas da casa bem abertas, para que entre bastante luminosidade. E durante a noite deixo o quarto dele bem escurinho (com blecaute, inclusive). Assim, desde muito cedo ele aprendeu a diferenciar o dia e a noite, e nunca trocou um pelo outro: de noite ele sempre dormiu bem mais (fazendo intervalos maiores entre as mamadas) do que de dia.

Outra coisa que nos ajuda muito no ritual de sono do Miguel é a manta-canguru (ou porta-bebê). É uma espécie de saco de dormir que permite que o bebê fique agasalhado de forma segura (existem mantas-canguru de vários preços e modelos. Comprei na Feira do Bebê e da Gestante, mas sei que vende na feira hippie, aqui em BH). O Miguel nasceu no outono, época em que os dias ficam mais frios. Como não é seguro que os bebês usem cobertor, a manta-canguru dá um grande conforto para ele (e uma tranquilidade para mim e para o Rafa, que sabemos que ele não irá passar frio à noite). Então, o Miguel dorme enrolado numa manta normal dentro da manta-canguru (obs: se o dia está quente, não o enrolamos em uma manta normal: apenas o colocamos dentro da manta-canguru). Assim, ele nunca passou frio à noite.

Além disso, aqui em casa nós sempre fizemos separação de pijamas e roupas comuns do Miguel. Isso faz parte do ritual. Assim, o Miguel toma banho no final da tarde/início da noite e logo em seguida colocamos o pijama. Explicamos para ele que ele está colocando o pijama, que é a roupinha adequada para ele dormir bem durante toda a noite. De dia, o ritual é outro: abrir as janelas, tirar o pijama e colocar uma roupinha adequada para as atividades do dia (aí nós explicamos para ele que ele está tirando o pijama, porque não é mais hora de dormir).

Em regra, o ritual de sono propriamente dito funciona da seguinte maneira: a última mamada do dia ele já faz num ambiente mais calmo e com menos luz (evito agitá-lo e estimulá-lo no início da noite). Logo após a mamada, eu coloco o Miguel para arrotar, faço uma oração com ele e o entrego para o Rafa, que é quem costuma fazê-lo dormir.

O Rafa também faz uma oração com ele, o enrola numa mantinha e o coloca dentro da manta-canguru. Se o Miguel está agitado, o Rafa costuma colocar sons relaxantes, como ruído branco e sons da natureza. Além disso, o Rafa usa o bico para deixá-lo mais relaxado. Mas a intenção é sempre fazê-lo dormir sem o bico (tentamos usar a chupeta apenas para deixá-lo mais relaxado, mesmo. Quando ele está relaxado, o Rafa calmamente tira a chupeta. Isso evita que ele se assuste no meio da noite e desperte caso perca o bico).

Algo muito importante no nosso ritual é o fato de que colocamos o Miguel no berço sonolento, porém acordado. Assim, ele aprende a se ninar sozinho, e consegue dormir novamente caso desperte no meio da madrugada. Evitamos ao máximo fazê-lo dormir no colo, para que ele não se acostume a depender do colo para dormir. Aqui é importante comentar: sempre vai ter gente querendo fazer o seu bebê dormir no colo. Explique para essas pessoas a importância de que ele aprenda a se ninar sozinho, e evite ao máximo deixá-las fazer o bebê dormir.

Como eu falei, durante as madrugadas é o Miguel que funciona como nosso despertador: eu nunca forcei que ele deixasse de mamar de madrugada. Aos poucos, ele mesmo foi estabelecendo a quantidade de horas que ele gosta de dormir à noite. Atualmente, ele dorme por volta das 19h15 e acorda por volta das 7h15 da manhã.

Quando ele acorda, está sempre sorridente e bem disposto. Eu costumo explicar para ele que ele acorda feliz assim porque dormiu bem à noite, e que é muito importante termos boas noites de sono. Assim, procuro que ele tenha, desde pequeno, uma boa ideia acerca do que é dormir e ter uma noite de sono de qualidade. :)

Espero que este post seja útil para outras famílias! 

Você também poderá gostar de:
Imagem
COMO TORNAR O PUERPÉRIO MAIS LEVE
Imagem
MINHA PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Imagem
A SAGRADA CHEGADA DO MIGUEL
0 Comentários
    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.