As aulas de espanhol na Universidade estão muuuito boas; tá dando pra aprender bastante! O único receio é a professora não conseguir terminar de dar toda a matéria do livro, porque ainda faltam muuuitas páginas e já, já chega janeiro e as aulas terminam (ficamos um mês sem aula porque a professora estava doente... =/).
A Izabella e eu temos usado com frequência a bicicleta da prefeitura para percorrer alguns trajetos. O programa se chama Sevici. Há estacionamentos de bicicleta em vários pontos da cidade, e muitas ruas têm ciclovia. Fizemos a inscrição de longa duração por 31 euros (1 ano). A gente tem o cartãozinho que dá direito a alugar uma bicicleta por 30min grátis; então dá pra voltar da faculdade, ir pra aula de espanhol e fazer alguns passeios de bicicleta. Também temos andado bastante a pé pela cidade. Ou seja: não vou voltar pra BH tão sedentária!!
Temos ido à igreja aqui perto de casa (fica a uns 3 minutos do nosso apê), e estou gostando bastante! A homilia do padre é muito boa. Mas, no horário em que eu vou, a missa não é tão participativa, não tem cantos, por exemplo. Durante essa semana fomos à missa dois dias, era um tríduo à Nossa Senhora das Graças, e foi ótimo. O pessoal cantando, crianças participando... muito bom!
Esse fim de semana, continuamos nosso projeto de conhecer Sevilla "al dedillo". No sábado de manhã fomos à Casa de Pilatos, que fica perto de onde moramos e é um ponto turístico destacado. A casa é um palácio de dois andares que foi construído no século XV, quando Catalina de Ribera se casou com Pedro Enríquez. Os membros mais importantes dessa linhagem mantinham relações intensas com a Itália, então há muitos traços romanos no palácio, principalmente em se tratando de pinturas (há vários quadros de pintores italianos nos cômodos da casa).
À tarde fomos ao "Archivo General de Indias", que é grátis para visitação. O edifício contém a "memória do novo mundo": é um arquivo com aproximadamente oitenta milhões de páginas de documentos originais sobre o descobrimento, a exploração e a conquista do "Novo Mundo" até sua independência. O original do Tratado de Tordesilhas, por exemplo, está guardado lá!!!! Legal, né?!
Hoje, domingo, fizemos um almoço bem mineiro aqui em casa: frango, farofa, couve e arroz!!! E, de sobremesa, brigadeiro! Huuumm!!! Depois de almoçar fomos ao "Isla Mágica", que é um parque de diversões daqui de Sevilha. Pensávamos que seria mais atrativo no verão; só que, como vimos panfletos anunciando um "natal mágico" no parque e eu já tinha ouvido falar bem dele, pensamos que poderia valer a pena. O parque fica relativamente perto da nossa casa; fomos e voltamos a pé. Compramos uma entrada que dava direito a desfrutar das atrações de 16h a 19h30. Mas, na verdade, o "Isla Mágica" frustrou um pouco nossas expectativas; não sei se é porque não estamos mais no verão, se é por causa da crise (que pode ter deixado as atrações menos atraentes), se eu é que já passei da idade de gostar dessas coisas, mesmo, ou se os folders e o site exageram na propaganda. Mas, enfim: fizemos um passeio de barquinho lá, andamos um pouco, e o mais legal foi o espetáculo ao ar livre a que assistimos, chamado "Volando hacia Belén" (voando em direção a Belém): era um espetáculo de exibição de aves em vôo; muito legal.