Antes de tudo, é preciso ter em mente: a primeira coisa a se fazer depois de noivar é ter uma conversa aberta com o noivo, os sogros ou seus pais para decidirem qual valor será gasto com o casamento. A partir desse valor estimado, você faz a pesquisa com os fornecedores e, então, poderá escolher aqueles que se encaixam no seu orçamento.
Com o intuito de contribuir com quem está vivendo essa fase, hoje disponibilizo aqui no blog uma planilha ótima para você registrar cada detalhe do orçamento do seu casamento. Essa planilha foi desenvolvida por mim, e é ela que eu estou usando para fazer o meu planejamento de custos.
No arquivo que eu coloco aqui, além de você poder anotar o orçamento dos fornecedores efetivamente contratados por você, há um espaço dedicado aos resultados das suas pesquisas com os diversos fornecedores de cada categoria. Se você solicitou orçamento para três fotógrafos, por exemplo, você pode ir anotando os preços de cada um, comparar os valores e fazer outras observações pessoais sobre cada um deles.
Abaixo explico como desfrutar do arquivo ao máximo:
Duas planilhas:
- Conforme indicado pelas setas na foto abaixo, o arquivo disponibiliza duas planilhas: a primeira se chama “Orçamento”; a segunda é chamada de “Pesquisa de fornecedores”. Como os nomes indicam, na planilha “Orçamento” você anotará os dados relativos aos fornecedores efetivamente contratados por você. Mas todo mundo sabe que a escolha de um fornecedor demanda muita pesquisa, né? Assim, na planilha “Pesquisa de fornecedores” você pode anotar o nome dos fornecedores pesquisados em cada categoria (decoração, salão de festas, buffet, etc.), registrar o preço de cada um, inserir comentários pessoais sobre eles e, então, compará-los para escolher o que melhor te atende. Veremos como usar cada planilha nos próximos passos.
- A partir do momento em que você escolheu um fornecedor e fechou negócio com ele, é hora de inserir as anotações na planilha “Orçamento”. Nessa planilha há a discriminação de cada categoria que, em geral, é demandada em um casamento: igreja, salão de festas, buffet, vestido de noiva... Na coluna “Fornecedor” você deverá escrever o nome do fornecedor contratado. Logo ao lado, há um espaço para o preço total daquele fornecedor. Em verde, temos a coluna “Já pago”, para que você insira o valor que você já pagou. Se você inseriu o “valor total” e o valor “já pago”, automaticamente a coluna “falta pagar” será preenchida com o saldo devedor. É também interessante que você anote, nas colunas dedicadas a isso, a data em que houve o pagamento e as observações mais relevantes relacionadas àquele fornecedor. É importante anotar, por exemplo, a data em que deverá ser quitada cada parcela relativa a cada um dos serviços contratados.
- Como eu comentei, essa planilha é dedicada às anotações relativas à pesquisa de fornecedores. É muito importante pesquisar bastante, porque, quando o assunto é casamento, os preços costumam variar demais! E a qualidade também. Logo, o ideal é consultar sites, perguntar para pessoas que conhecem os fornecedores e ir anotando todas as informações que você julgar úteis.
Nesta planilha há espaço para você colocar as informações sobre três fornecedores de cada categoria (se necessário, você pode inserir mais linhas, para incluir mais fornecedores. Mas achei três um bom número; até porque pesquisar em excesso acaba nos confundindo um pouco!). Então, você pode pesquisar três (ou mais) buffets, três (ou mais) fotógrafos, três (ou mais) decoradores... E anotar as informações mais relevantes sobre cada um: nome; endereço, telefone e e-mail; orçamento; e comentários pessoais (quem indicou, o que você achou sobre aquele fornecedor na internet, etc.).

orcamento_casamento_-_beleza_tem_a_ver.xlsx |