
1) Se você sonha em casar na igreja, como eu, marque a data do casamento assim que ficar noiva. Principalmente se você quiser uma igreja específica. Eu fiquei noiva num dia e no dia seguinte eu e meu pai já estávamos correndo atrás da igreja. Algumas pessoas perguntaram, assustadas: “Mas já??? Você acabou de ficar noiva!” Mas, pelo menos no meu caso e no do Rafa, a gente não queria noivar e ficar noivo ad eternum. Ficou noivo é pra casar, né?! A ideia era justamente noivar pra já ir olhando tudo, porque é bem melhor fazer as coisas com calma, né? E as igrejas costumam ser muito concorridas (a data que a gente queria a princípio, por exemplo, já estava lotada, e tivemos que escolher outra). Então, é melhor garantir logo.
2) Após ficarem noivos, conversem com os pais de vocês sobre o casamento e a festa. Decidam quem arcará com os principais custos (se isso será feito pelos pais – da noiva, do noivo ou de ambos – ou mesmo pelos próprios noivos). Antigamente tinha aquela ideia de que os pais do noivo ficariam responsáveis pelo apartamento e pela lua de mel, e os pais da noiva arcariam com a festa e o enxoval, mas isso já deixou de ser regra há um tempo! O importante é ter sensatez e não sobrecarregar ninguém desnecessariamente, fazendo tudo dentro do orçamento possível e sem sacrifícios. Dá para fazer uma linda cerimônia e uma linda festa de casamento de todos os preços! ;) Faça o download da nossa planilha de orçamento clicando aqui.
3) Compre uma pasta catálogo (daquelas que vêm com plástico) para colocar todos os contratos e informações úteis dos seus fornecedores. Ser organizado e conhecer bem os contratos é fundamental para que tudo transcorra bem e você não tenha dor de cabeça.
4) Faça uma celebração do noivado! Eu acho que a data não pode passar em branco! É claro que você não precisa fazer uma mega festa se não quiser; eu, mesma, preferi fazer um almoço bem íntimo, só para pais, irmãos, cunhados e avó, mesmo. É claro que isso varia de pessoa para pessoa, né? Mas eu, pessoalmente, acho que o noivado é um evento bem pessoal: a oficialização da união entre duas famílias; então penso que é uma ótima oportunidade para elas estarem juntas e próximas. Por isso não queria muita “muvuca”. Haha! Acho também que a celebração do noivado é uma ocasião muito oportuna para os noivos fazerem algumas fotos legais juntos. Assim, no meu almoço de noivado, os fotógrafos chegaram uma hora antes para fazerem as fotos minhas com o Rafa. Outra coisa que eu não queria que faltasse era uma bênção. Chamamos um padre que era amigo da família e que nos conhecia, mas, infelizmente, ele não pôde ir. No final das contas, o Rafa mesmo convocou todos para uma oração, falou uma mensagem linda (chorei! Haha) e, então, colocamos as nossas alianças no centro de uma roda e nós mesmos as abençoamos. Foi lindo! :) No mais, acho que não pode faltar uma boa música (o Rafa foi o responsável pela trilha sonora da nossa festa; optou por um estilo mais jazz, com canções como as do Rod Stewart), boa comida, uma decoração delicada (minha sogra e seu bom gosto me ajudaram muito nessa tarefa!!) e – claro! – muito amor!!!
5) Tenha foco e organização, decida o tipo de casamento que você quer ter e salve todas as inspirações em pastinhas no computador, separadas por categoria (vestido, decoração, buquê, acessórios, penteado...).
6) Baixe o aplicativo do blog Vestida de Noiva em seu celular (download do aplicativo aqui). Ele é maravilhoso! Tem uma checklist perfeita para que você não se esqueça de nenhum detalhe importante, além de possuir um contador regressivo para o grande dia, espaço para anotações sobre orçamento e pastinhas para você colocar suas inspirações!
7) Por fim, não deixe que a indústria do casamento (sim, virou uma indústria, infelizmente) te consuma, te pressione e te estresse. Essa fase é pra ser vivida com leveza, e não com ansiedade e chateação. Nunca deixe que a “festa da indústria” se sobreponha à festa do amor, que é (e tem que ser) o casamento. E não se esqueça do mais importante: durante a fase do noivado, dedique-se ainda mais ao seu noivo; a conhecê-lo e a amá-lo cada dia mais. Cuidem do relacionamento de vocês, para que, no grande dia, o amor transpareça e seja a grande lembrança que os convidados guardarão do casamento! ♥