Ao todo, foram três semanas de viagem. E, durante todos esses dias, um dos pratos mais marcantes e saborosos que comemos foi o original Fettuccine Alfredo, no restaurante romano Alfredo alla Scrofa, que ficava bem pertinho do hotel em que nos hospedamos em Roma. Para quem não sabe, o Fettuccine Alfredo é um prato muito simples, sem frescura nenhuma: os únicos ingredientes que leva (além de um temperinho leve de sal e, eventualmente, pimenta) são a massa, o parmesão e a manteiga. E mais nada. É certo que há alguns restaurantes "italianos" por aí que "inventam moda" e apresentam o Fettuccine Alfredo dos mais variados jeitos: com frango, com ervilha, com bacon... Mas o autêntico Fettuccine Alfredo é absolutamente simples e sem firulas (e simplesmente maravilhoso). O Alfredo que criou essa receita é o mesmo que abriu o restaurante de Roma que eu citei (e que nós visitamos duas vezes, de tão bom que é!). Sim, o Alfredo alla Scrofa é o local de nascimento do autêntico Fettuccine Alfredo.
Como entusiasta do "faça você mesmo" e como uma pessoa que acredita que na capacidade do ser humano, eu defendo piamente que você não precisa estar na Itália para comer uma autêntica massa italiana. E que, sim, nós somos capazes de cozinhar tão bem quanto os italianos. Por isso, outro dia me aventurei na cozinha, decidida a fazer um Fettuccine Alfredo tão bom quanto o que eu comi lá no Alfredo alla Scrofa. Gente, e eu juro: o resultado da receita que eu testei ficou maravilhoso! Juro que achei parecido com o que eu comi na Itália! Então, não poderia – de jeito nenhum! – deixar de trazer a receita para o blog.
Acho que as marcas que eu escolhi no preparo do prato ajudaram bastante (achei a qualidade de todas muito boa, e tenho certeza de que isso contribuiu para o sabor), por isso vou citá-las na hora de indicar os ingredientes. Mas já adianto que não estou ganhando absolutamente nada para divulgar essas marcas aqui (aliás, iria amar se uma marca de pasta italiana quisesse me patrocinar, Hahahah! Mas, infelizmente, isso está longe de ser verdade! Rs).
Segue, então, a receita do autêntico Fettuccine Alfredo! Espero que gostem!!
- 200g de fettuccine (eu utilizei o da marca "La Campofilone" e amei! Massa super fresca e autêntica, com tempo de cozimento bem curtinho – entre 1 e 2 minutos. Comprei no supermercado Verdemar, em BH.)
- 125g de manteiga (usei a "Aviação", que tem um custo-benefício muito bom)
- sal a gosto
- 250g de queijo parmesão ralado na hora (comprei o parmesão em barra da "Faixa Azul" e eu mesma ralei. Acho que fica mais gostoso assim do que comprar o queijo já ralado. A "Faixa Azul" não é a marca mais barata, mas também não é a mais cara. E o sabor é muuuito bom! Recomendo!)
Modo de fazer:
- Retire a manteiga da geladeira com certa antecedência, para que ela fique à temperatura ambiente (desta forma, ela derreterá mais rápido e você conseguirá comer o fettuccine ainda quentinho).
- Em uma panela, coloque a água para ferver, respeitando a quantidade informada no pacote do seu macarrão.
- Enquanto a água ferve, rale o queijo parmesão (se você não utilizar queijo ralado não dá certo, porque, ao ser aquecido, o queijo parmesão em pedaços vira um "chiclete" e a receita desanda).
- Quando a água estiver fervendo, acrescente uma pitada de sal e, em seguida, o fettuccine. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
- Não descarte a água do cozimento.
- No recipiente em que o fettuccine será servido (no meu caso, usei uma travessa de cerâmica), coloque toda a manteiga (dica: para que ela derreta mais rápido, não coloque um tablete muito grande: corte-o em pedaços menores).
- Misture o fettuccine até que a manteiga derreta totalmente (atenção: o fettuccine deve ser acrescentado assim que terminar o cozimento, para que seu calor consiga derreter a manteiga e o parmesão – e também para que você consiga comê-lo bem quentinho). Não se preocupe em escorrer o macarrão, pois a água do cozimento dará uma consistência cremosa ao prato e ajudará a derreter a manteiga e o queijo. Vá acrescentando o parmesão aos poucos, mexendo bem com uma pinça de cozinha.
- Faça correção de sal, caso seja necessário.
Seu Fettuccine Alfredo está pronto! Bom apetite!!