Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o melhor momento para entregar a lembrança dos padrinhos: se antes do casamento ou no dia do evento. Na minha opinião, a primeira opção é melhor, por diversas razões. Em primeiro lugar, como eu falei ali em cima, gosto muito da ideia de entregar o presente na mesma ocasião em que se faz o convite: é uma forma de selar esse momento e de tornar a surpresa ainda mais especial. Em segundo lugar, é preciso lembrar que no dia do casamento já vai haver emoção demais, euforia demais, detalhes demais... que vão fazer com que a entrega da lembrança fique relegada a um segundo plano. Em terceiro lugar, é preciso pensar em toda a logística da coisa: o presente caberia numa bolsa de festa? Se a resposta for negativa (o que é bem provável), melhor, mesmo, não entregá-lo no dia do evento, para não causar um transtorno aos padrinhos, que teriam que providenciar um lugar para guardá-lo.
Feitas essas considerações iniciais (rs), quero mostrar para vocês a lembrança que meus padrinhos de casamento ganharam quando o Rafa e eu fizemos o convite. Para decidir qual seria o presente, eu busquei inspiração no meu bom amigo Pinterest. A verdade é que a Internet está cheia de ideias legais para a lembrança dos padrinhos de casamento. É comum, por exemplo, os noivos presentearem os padrinhos com a gravata que usarão no dia do evento; e as madrinhas com algum acessório que as diferencie das demais convidadas, como uma pulseira ou um pingente. Outras ideias de lembranças para padrinhos são: aromatizador de ambientes, kit de sabonete e toalhinha de lavabo, pães de mel, canecas personalizadas.
Mas, após ver todas essas ideias na Internet, eu não havia encontrado nada que tivesse "a nossa cara"; nada que fugisse do lugar-comum. Então, depois de conversar sobre o assunto com o Rafa, nós dois decidimos que iríamos bolar um presente que fizesse alguma remissão às nossas raízes e que contasse com a participação de nossos familiares. Queríamos que a lembrança fosse, também, uma homenagem às nossas famílias - as quais iriam se unir após o nosso casamento.
Então, começamos a pensar em coisas que nossos pais faziam e que fossem bem características deles ou das nossas famílias. Imediatamente listamos o bolo de banana da minha mãe e a ambrosia da mãe do Rafa, que são deliciosos!! Decidimos, então, que iríamos pedir para que cada uma delas fizesse algumas unidades desses quitutes para presentearmos os padrinhos. Para o bolo de banana, comprei forminhas redondas que possibilitam fazer bolos menores, individuais. E eles ficaram assim:
Abaixo vocês podem ler o conteúdo da mensagem:
Querido [nome do padrinho/da madrinha],
Gostaríamos de presenteá-lo com esta cesta composta de itens que selecionamos a dedo:
• O bolo de banana da Ana e a ambrosia da Junia foram escolhidos por serem quitutes deliciosos, famosos e tradicionais feitos por nossas mães. Com eles esperamos adoçar e alegrar seu dia!
• O potinho de ambrosia foi cuidadosa e carinhosamente pintado pela Vó Vanda. Utilize-o para guardar algo de que você goste: dessa forma, você sempre se lembrará de nós!
• A muda de pitangueira (árvore cultivada no sítio em Macacos, de cuja fruta gostamos muito) vem acompanhada de uma missão: gostaríamos que você a plantasse, regasse e cuidasse dela com carinho. Esperamos que ela cresça forte e sadia, como pretendemos fazer crescer o nosso casamento.
Todos esses presentes têm um traço comum: fazem alusão às nossas raízes – algo a que tanto damos valor. Nesse momento de constituir uma nova família, fazemos questão de recordar nossa estrutura familiar, que é, sem dúvida, nosso maior tesouro. Agora, essas duas famílias se unem para crescer e frutificar, tendo como base a bela premissa cantada pelo Milton: há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto.
Hoje, essa nova família ainda é um brotinho. Mas queremos que ela se torne uma árvore saudável e frondosa. Sabemos que sem a ajuda de pessoas queridas e especiais essa missão é impossível. Por isso, gostaríamos de te perguntar:
Aceita ser nosso padrinho?
Com muito carinho,
Aline e Rafael.
Espero que vocês tenham gostado do post e que possam se inspirar, de alguma forma, por meio da lembrança que dei para os meus padrinhos de casamento! :)