Hoje dou uma pequena pausa nos posts da série "Um tour pela Espanha". Mas ainda não acabou, não! Ainda tem muita cidade incrível para aparecer por aqui! Mas só para não ficar muito monótono, hoje resolvi mudar um pouquinho o tema dos posts e passar do assunto turístico para o gastronômico. Então, hoje temos uma receita muito gostosa!
O prato de hoje é sucesso sempre que fazemos lá em casa! É um jeito delicioso de fazer lombo, sem que ele fique seco. Além disso, você pode variar o recheio – mas garanto que esse que eu sugiro hoje (damasco e rúcula) é muito gostoso!
Lombo:
- 2,5 kg de lombo de porco
- 1 cabeça de alho
- Alecrim a gosto
- Pimenta do reino moída a gosto
- Sal a gosto
- 2 folhas de louro
- Suco de 1 limão
- 2 xícaras (chá) de vinho branco
Recheio:
- 1 maço de folhas de rúcula
- 200g de damasco
- 200g de bacon fatiado
Modo de Preparo:
Para que o tempero penetre bastante no lombo, eu sugiro que você o prepare no dia anterior. Assim, no dia em que for servir, só restará assá-lo. Para temperar o lombo, abra-o em um tabuleiro como se fosse uma manta (peça no açougue para abrirem o lombo para você) e tempere com alho, alecrim, pimenta do reino, metade do suco de limão e sal. Monte, então, uma camada de folhas de rúcula e, por cima, uma camada de damasco. Enrole o lombo como se fosse um rocambole e coloque as fatias de bacon por fora (o bacon ajuda a não deixar o lombo ficar seco). Além do bacon, coloque as folhas de louro, mais um pouco de alecrim, o restante do suco de limão, o vinho branco e sal. Agora que o prato já está montado, deixe-o na geladeira até o dia seguinte. Cerca de 2h antes de servir, cubra o lombo com papel alumínio e asse-o em fogo baixo, até ficar macio. Cerca de 1h45min após ter deixado o lombo no forno, retire o papel alumínio, para que o lombo possa ficar douradinho.
Sugestão de acompanhamento: arroz branco e farofa.
Bom apetite!!