Antes de entrarmos na catedral, fizemos umas fotos externas:
A Catedral fica na City, a área financeira de Londres. Foi construída no século XVII pelo arquiteto Sir Christopher Wren (esse arquiteto, aliás, foi responsável por redesenhar várias construções de Londres que haviam sido destruídas com um incêndio em 1666). Trata-se da maior igreja de Londres, e foi palco de algumas cerimônias de destaque, como o casamento do príncipe Charles com a princesa Diana e o funeral de Winston Churchill.
Não é permitido filmar ou fotografar o interior da catedral, nem mesmo sem flash. As únicas fotos permitidas são as da vista panorâmica. Por isso, infelizmente eu não pude fazer nenhuma foto do interior da igreja, que é maravilhoso!!!! Impressionante, mesmo!
Depois de explorarmos o andar térreo da Catedral e de nos sentarmos um pouco para admirar a igreja, resolvemos iniciar nossa – árdua – missão de enfrentar mais de 500 degraus para chegar à Golden Gallery: a cúpula da Catedral, galeria mais alta que nos permitiria a vista que tanto esperávamos. Antes de chegar à Golden Gallery, os visitantes fazem duas pausas: a primeira, na Whispering Gallery; a segunda, na Stone Gallery. Esta segunda já permite uma vista externa do skyline de Londres.
O percurso é o seguinte: subimos 257 degraus para chegar à Whispering Gallery. É uma galeria redonda, da qual é possível avistar o interior da igreja. O Rafa e eu ficamos sem entender a razão pela qual havia umas crianças sussurrando na parede da galeria. Somente dias depois fomos descobrir que isso, na verdade, se devia ao fato de que essa galeria tem uma acústica especial (já dava pra gente ter deduzido isso, pelo seu nome – Whispering Gallery): um sussurro dado contra as suas paredes se torna audível no lado diametralmente oposto. Interessante, né?! Mas infelizmente nós não fizemos a experiência prática. Na galeria há um grande banco, no qual é possível dar uma descansada (o que é ideal, porque dali ainda faltam 271 degraus a serem percorridos!).
Continuamos nossa jornada e enfrentamos mais 119 degraus até chegar à Stone Gallery: esta galeria já permite uma vista do skyline londrino e, apesar de não ser a mais alta, já garante uma vista deslumbrante!!! Seguem as fotos tiradas de lá:
Bom, descer é bem mais fácil que subir, então foi tranquilo retornar ao andar térreo da Catedral. Passeamos pela cripta e lá visitamos a lojinha da Catedral, que tem bastante coisa bonitinha! ;)