a partir de hoje inicio meus relatos do intercâmbio aqui na Internet. Irei compartilhá-los com vocês; acho que será um jeito legal de aproximá-los das minhas experiências e impressões, e espero que também contenha dicas e informações úteis para quem vai viajar! Pretendo manter certa regularidade nas publicações.
Não poderia começar de outro jeito senão falando da arrumação da mala! Comecei a arrumar a minha uma semana antes da viagem, porque queria conferir se ia caber tudo o que planejei, e não correr o risco de deixar nada de fora. Se eu não arrumasse logo, acho que essa pendência iria prejudicar um pouco minhas noites de sono!
Na verdade, comecei a fazer a lista de viagem beeem antes de arrumar a mala (quase um mês antes de viajar), para não esquecer de colocar nada importante. Fiz no Excell, rotulei as coisas com cores diferentes, conforme estivessem "prontas para ir", "lavando" ou "ainda não foram compradas". Pode ter sido um exagero, mas acho que valeu a pena. Afinal, tinha que reservar algumas roupas para levar, conferir se elas estavam limpas, comprar algumas coisas importantes... E agora acho que está tudo ok.
Acho que a mala é uma das grandes preocupações da fase pré-viagem. Além de preparar todos os documentos, tomar vacina, buscar alojamento, e outras coisas mais, a gente passa um tempo pensando em quantas malas levar e como fazer com que tudo caiba da maneira mais organizada e eficiente possível. Resolvi levar uma mala, apenas, e não duas. Aliás, uma já é bastante, se eu for pensar que terei que carregar aquele peso todo, além da bolsa de mão. Então, estou levando uma mala grande (e pesada! Espero não ter problemas com o peso...), e devo voltar com duas, porque ficando 5 meses no inverno da Europa, vou acabar tendo que comprar coisas lá, as quais ocuparão bastante volume e não caberiam na que estou levando.
Uma dica ótima, que me ajudou muuuito, foi a que a Ana Paula Godoy me deu, de comprar as embalagens a vácuo ("Space Bag" ou "Vacuum Bag"), que otimizam bastante o espaço da mala. Elas podem ser encontradas nas principais lojas de departamento. Eu adoro essas coisas de organização e praticidade, então achei que realmente vale muito a pena. Você coloca as roupas lá dentro, fecha com um zíper que veda bastante, e depois retira o ar com um aspirador de pó, lacrando a embalagem em seguida. Comprei duas, uma média e uma grande, e com certeza ocuparei menos espaço assim do que ocuparia se eu estivesse deixando tudo solto na mala, ou em sacos plásticos normais. A média eu reservei para toalhas e pijamas, e a grande para vestido e blusas de frio, cachecóis e casacos. Todas essas peças são coisas que costumam ocupar bastante espaço. O resultado foi esse:
Quanto à bagagem de mão, preferi levar tudo em uma mochila, porque acho melhor de carregar em relação às frasqueiras. Comprei uma que respeita os limites exigidos pela cia aérea e também pela Ryanair (que é uma cia aérea que faz vôos baratos pela Europa, com a condição de que você leve sua bagagem dentro dos limites estritos estabelecidos. Caso contrário, você paga caro!).
Bom, é isso!!
Espero que corra tudo bem na viagem e que cheguemos ao nosso destino (Izabella, eu e nossas malas) direitinho!
Conto com as orações de vocês!!! :)
Beijos!