É certo que ter um canal exclusivo sobre livros é um grande desafio: exige que eu mantenha um hábito constante de leituras, para conseguir manter uma frequência de postagens. Por isso, só me senti à vontade para lançar o canal depois de ter gravado uma quantidade determinada de vídeos. Ao mesmo tempo, trata-se de um desafio muito enriquecedor, pois irá me agregar muita cultura. Por isso estou bastante animada!
A vontade de criar um canal literário veio não só do meu desejo de ler mais, como também de um dado estatístico: meus vídeos sobre livros são os mais acessados do meu canal no YouTube. Esse dado, sem dúvida, me ajudou a perceber que este é um tema que pode ser mais explorado por mim. E me deixou muito feliz, também, por concluir que há muitas pessoas interessadas em literatura!
Então, hoje apresento para vocês o Feira Literária: um canal em que eu vou trazer as minhas impressões sobre as leituras que tenho feito, sem nenhuma pretensão de passar uma imagem de "crítica literária". Não tenho formação nem qualificação para isso. Porém, adoro ler, gosto de falar sobre livros e acho muito bacana o fato de que hoje todos podemos ter nosso espaço e trocar ideias sobre assuntos variados.
Como vocês verão ao longo do tempo, não tenho qualquer apego a gêneros ou a escolas literárias, nem tampouco a estilos e autores. As leituras sobre as quais falarei no canal serão as leituras que fiz porque estava afim de fazer. Tudo será muito pessoal, despretensioso e natural.
E, para quem está se perguntando sobre o destino do meu canal pessoal, o Beleza Tem a Ver, aviso que ele não irá acabar, não. Lá eu continuarei postando vídeos pessoais sobre assuntos variados, exceto livros.
E no primeiro vídeo do Feira Literária, o livro tratado é "O Arroz de Palma", do escritor carioca Francisco Azevedo (já escrevi sobre esse livro neste post aqui): um best-seller que alcançou milhares de prateleiras em todo o mundo, com a história familiar de Antonio, descendente de portugueses que vieram construir uma nova vida no Brasil. O livro – que costuma emocionar seus leitores, principalmente as mulheres – fala de amor, de relações familiares, de envelhecimento e, como o próprio nome indica, de culinária.
Espero que vocês tenham gostado da novidade e que acompanhem os vídeos do Feira Literária! Para se inscrever no canal e ficar por dentro de todos os livros que forem tratados lá, clique aqui! Ah! E o canal também está no Instagram @feiraliteraria! Para assistir ao primeiro vídeo, basta dar play na tela abaixo: