Quando fui à Itália, há dois anos, vim trazendo na mala dois potinhos de trufas negras em conserva. Outro dia verifiquei na minha despensa que o potinho que me restava iria vencer em agosto deste ano; então resolvi preparar um prato com ele antes de perder esta pérola culinária. Pesquisei algumas receitas na Internet e, a partir das minhas pesquisas, desenvolvi uma receita própria. E juro que o resultado ficou diiiiiiivino!!! Sou suspeita para falar, né? Porque, como eu comentei, eu sou louca por trufas. Mas tenho certeza de que o prato agradaria a muita gente!
Comentei aqui que eu trouxe a trufa da Itália, mas sei que é possível encontrar algo semelhante nos supermercados aqui no Brasil (neste link vocês podem ver um exemplo). Então, segue a receita para quem também quiser sentir um gostinho da Itália em sua própria casa:
Ingredientes (rendimento: 2 porções):
- 1 vidro pequeno de trufas negras em conserva (comprei o meu na Itália, mas já vi um semelhante para comprar no Supernosso. Não usei o vidro inteiro para esta receita. O segredo, na minha opinião, é comprar um pote e ir colocando as trufas aos poucos)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola cortada em cubinhos
- 250g de spaguetti
- 300ml de creme de leite fresco
- 200 ml de vinho branco
- Sal
- 60g de parmesão ralado na hora
Modo de preparo:
- Em uma panela, aqueça a água para cozinhar o macarrão enquanto prepara o creme de trufas negras.
- Em outra panela, refogue a cebola na manteiga.
- Em seguida, coloque o vinho branco e deixe reduzir um pouco.
- Acrescente o creme de leite fresco.
- Rale o queijo parmesão por cima (faça isso antes de colocar sal no seu creme. O parmesão já é salgado; depois de adicioná-lo talvez você nem precise colocar muito sal!).
- Aos poucos, vá colocando as trufas negras em conserva. Digo "aos poucos" porque a trufa tem um sabor muito característico e marcante. É arriscado colocar trufa demais. Então, o segredo é ir adicionando colher por colher, provando e fazendo as correções (de sal, creme de leite ou parmesão) necessárias.
- Vá mexendo o creme até reduzir um pouco. Confira o sabor e reserve.
- Escorra o spaghetti e adicione o molho!
- Se gostar, pode ralar mais um pouco de parmesão no prato!