Embora nenguma indicação houvesse chegado até mim, eu já vi a capa do DVD do filme várias vezes, na Internet, e ela me atraía. Além disso, já tinha visto que o livro homônimo era um best-seller. Assim, e diante do fato de que o filme está disponível no catálogo da Netflix, resolvi matar minha curiosidade e, dia desses, assisti a ele.
Como já se pode imaginar pelo título, o enredo de "Querido John" trata de uma história de amor marcada pelas cartas trocadas pelos pombinhos (John e Savannah, vividos por Channing Tatum e Amanda Seyfried).
Savannah e John se conheceram quando ambos passavam uma temporada em Charleston, na Carolina do Sul. Ela estava curtindo as férias universitárias na casa de praia dos pais, e ele estava gozando um período de licença do Exército na cidade em que seu pai – o cativante Sr. Tyree (Richard Jenkins) – morava.
Pouco tempo foi suficiente para que Savannah e John se apaixonassem (e, nessa parte, eu achei que o filme poderia ter mostrado de forma mais clara o nascimento da paixão. Não é que ele não mostre os dois se envolvendo... mas, sei lá, eu achei que "de repente" os dois estavam apaixonados...).
Porém, o casal recém-formado logo se vê desafiado a enfrentar um amor a distância, porque John tem que voltar a servir ao Exército, no contexto da guerra em que os Estados Unidos se envolveram no ano de 2010. Isso significava que Savannah e John, além de não poderem se ver pessoalmente, teriam que se comunicar apenas por meio de cartas.
Assim, o filme segue mostrando como o casal enfrentou a distância, a espera por notícias e o fato de John estar cada vez mais comprometido com as missões militares.
O filme é legal: tem romance, tem drama e entretém. Mas confesso que eu esperava mais. Esperava mais cartas; esperava acompanhar mais a aflição de Savannah e John durante os longos períodos em que o único contato que tinham era por meio da palavra escrita; e esperava mais química entre os protagonistas. Contudo, esta é apenas a minha opinião, pois o longa foi um sucesso de bilheteria.
O que me parece, em verdade, é que o que ocorreu foi uma falha de adaptação (do livro para o filme). Acredito que o livro deve ser bem melhor, porque o pano de fundo é, sim, bastante bom!
- quem procura um filme de amor;
- quem gosta de filmes de guerra, ainda que mais leves.
Duração: 1h45min
Ano: 2010
Nacionalidade: EUA
Direção: Lasse Hallström
Gênero: romance, drama, guerra
Protagonistas: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins