Hoje venho falar de um dos meus restaurantes preferidos de BH: o Villa Roberti. Recomendo demais, e para qualquer ocasião: um almoço em família, um jantar especial, um encontro de negócios... O Villa Roberti tem ambiente, atendimento e cardápio que não deixam em nada a desejar. Logo, é perfeito para todos os momentos!
O único problema do restaurante é que eu simplesmente não consigo escolher um prato sem morrer de dúvida!! Haha! Sério, é um dilema gigantesco! Cada prato parece ser melhor do que o outro... A sorte é que sempre que saio para comer com o Rafa, a gente pede pratos diferentes, de forma que cada um possa experimentar um pouco do prato do outro e matar a curiosidade.
Bom, vamos à minha experiência pessoal no Villa Roberti, que visitei pela última vez em um dos finais de semana de julho. Começando pelas entradas: a carta oferece várias opções saborosas. Há, por exemplo, o Delizie al Forno: mix de pães italianos elaborados na casa e finalizados no forno à lenha. Acompanha conserva de legumes, creme de azeitonas pretas e stracciatella. Outra opção que me parece saborosíssima é o Chizze di Taleggio ai Porri: almofadinhas de massa italiana ao alecrim recheadas com alho-porró e queijo taleggio. Para acompanhar, geleia de pimenta biquinho. Agora, a entrada que eu indico e pela qual coloco minha mão no fogo, porque provei e aprovei, é a Burrata Delle Murge: delicada mozarela fresca típica da região italiana da Puglia com interior cremoso. Servida com rúcula silvestre, tomate seco e focaccia feita na casa e assada na lenha. Gente, é sensacional!!! Melhor burrata de BH!!! Ela acompanha uns pãezinhos deeeliciosos, quentinhos, huuum... Uma delícia!
Como eu sou apaixonada por risoto, a primeira questão que apareceu para mim foi: Risotto Speciale ai Gamberoni (risoto elaborado com pistache, camarões GG em crosta de Panko e redução de tangerina) ou Risotto di Vitello (risoto preparado com pernil de vitelo confitado e desfiado, funghi porcini e vinho tinto)? Esse primeiro dilema foi dificílimo, porque: (1) o primeiro prato chama a atenção por sua sofisticação, né? Camarões GG com pistache são simplesmente um luxo gastronômico. (2) Eu tenho uma super queda por qualquer prato que leve funghi e vinho.
Como se esse dilema já não fosse difícil o suficiente, lá vou eu à parte de carnes do cardápio e coloco mais um prato na briga: é o Medaglione Alfredo (filé alto grelhado com molho Alfredo trufado. Para acompanhar, ravioli recheado com pera e gorgonzola). Sim, instaurei um verdadeiro trilema, porque carne e molho trufado são outras tentações para o meu paladar.
orém, como era preciso tomar uma decisão, eu escolhi o Risotto Speciale ai Gamberoni, e o Rafa felizmente elegeu o Medaglione Alfredo. Gente do céu!!!! Inexplicáveis os dois pratos!!! Hahaha!! Sério mesmo, a tangerina do meu risoto deu um toque sensacional. Ao mesmo tempo, o filé do Rafa era uma coisa de outro mundo!!! O molho trufado estava tão maravilhoso que eu tenho certo para mim que, da próxima vez em que eu for ao Villa Roberti, este será o meu eleito. Seguem as fotos dos nossos pratos (mas, calma: ainda tem a sobremesa!).