Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Por Aline Viana.

Sobre meu amor por diários de viagem

4/3/2015

 
Imagem
Imagem
Um dos meus diários enquanto está sendo produzido
Outro dia eu li um post antigo do blog da Karol Pinheiro, no qual a Maqui (uma das colaboradoras do blog) contava de um projeto desenvolvido por seu namorado, o Daniel Motta: o Me Dê um Conselho. Basicamente, o projeto consistiu em colocar uma caixa branca com o letreiro “Me dê um conselho” no meio de uma rua da cidade de São Paulo, com um bloco de papel e uma caneta em cima. Durante um ano e meio, a caixa ficou pelas ruas de São Paulo, recolhendo conselhos aleatórios das pessoas sobre qualquer assunto.

Por que eu estou falando desse projeto? Porque, após ler aquele post, eu pensei em qual conselho eu escreveria, caso me deparasse com a caixa branca no meio da rua. E, sem ter que pensar muito, eu cheguei à conclusão de que eu preencheria a folhinha branca de papel com a seguinte frase: “Sempre que viajar, faça diários de viagem”.

Sim. Sempre que eu tenho oportunidade, eu dou essa sugestão para as pessoas com as quais converso: não deixe de fazer um diário de viagem! Eu adoto essa prática há pouco mais de três anos; e, desde então, não tenho vontade de parar mais! Nutro verdadeiro amor por meus diários de viagem. ♥♥

Por que tanto amor por diários de viagem?

Em primeiro lugar, eu amo diários de viagem porque eu amo viajar (isso é meio óbvio, mas eu quero discorrer um pouco mais a respeito, haha). Viajando eu visitei os lugares mais lindos que já conheci, e vivi experiências realmente inesquecíveis. Sou daquelas pessoas que acreditam que as duas únicas maneiras de se gastar dinheiro e ficar mais rico são viajando ou investindo nos estudos.

Em segundo lugar, devo dizer que a minha memória não é lá das piores (mas confesso que acho que ela já foi melhorzinha e me traía menos quando eu era mais nova. Não que eu seja velha, hahaha). Mesmo assim, é inevitável que eu esqueça várias informações e experiências que eu vivi durante minhas viagens. E eu só percebi isso após ler um diário de viagem que eu tinha feito; várias informações que estavam registradas ali me pareciam novas! E olha que fui eu mesma quem escreveu o diário!! Pois é. Fazer diários de viagem é sensacional simplesmente porque essa prática permite que eu me resguarde das traições da memória, fazendo com que uma viagem de alguns dias se eternize por anos e anos. Outra razão que me leva a fazer diários de viagem é o fato de que, independentemente do número de dias que eu leve viajando, eu sempre acho que viagens passam rápido demais!!! Eu amo viajar. E é tanto investimento, tanto planejamento, tanto tempo procurando informações sobre o local de destino na Internet... Que quando a viagem acaba eu sinto que ela passou num piscar de olhos, e que o tempo que eu passei pensando sobre ela foi muito maior do que o tempo em que eu efetivamente a vivi. Os diários são, então, uma ótima solução para que as viagens se estendam por um tempo muito mais longo.

Quando eu comecei a fazer diários de viagem?

Minha experiência com diários de viagem começou em 2011, quando eu fiz intercâmbio para a Espanha. Era a primeira vez em que eu saía do Brasil, eu estava extremamente empolgada com a experiência, e queria guardar minhas impressões para sempre. Assim, ao longo do semestre em que morei em Sevilha, fui fazendo notas no facebook e publicando para que os meus amigos pudessem ter notícias minhas. Eu escrevia sobre as cidades que conhecia, sobre minha rotina na Universidade, sobre os desafios que enfrentava e até sobre meus métodos de arrumar mala, haha. No final do intercâmbio, eu tinha várias notas postadas no facebook, e um verdadeiro tesouro para minha vida pessoal: assim, compilei todas aquelas notas, coloquei em ordem cronológica, e montei o meu primeiro diário de viagem. A experiência foi tão gratificante e positiva para mim, que desde então eu não parei mais.

Como eu produzo meus diários de viagem?

Os diários de viagem que eu escrevo são sempre feitos depois que eu volto de viagem. A não ser no caso do intercâmbio, que durou muito tempo. Mas, se eu faço uma viagem de 4 dias, uma ou duas semanas, eu não começo a escrever enquanto estou viajando. Afinal, os diários me tomam bastante tempo (eu escrevo de forma bem detalhada, vou intercalando fotos, edito tudo no Word), e eu não quero perder nem um segundo da viagem, né?! Para não me esquecer de nenhum detalhe importante, durante a viagem o que eu faço é anotar no aplicativo “Notas” do meu celular (em breves palavras) tudo o que eu fiz em cada dia. Além disso, as fotos que eu tiro também me ajudam muito (e eu fotografo bastante coisa, incluindo os pratos que eu como e os cardápios dos restaurantes, para que eu não me esqueça do nome de nenhum prato! Haha). De posse dessas anotações breves e das fotos, após chegar de viagem eu me sento diante do computador (não faço diários manuscritos, porque isso me tomaria muito tempo e porque é mais difícil editar, caso eu me esqueça de fazer algum comentário importante) e, então, mãos à obra. É uma delííícia escrever!! Eu gasto realmente muito, muito tempo fazendo (tenho diários de mais de 90 páginas, tamanho que se deve, em parte, à quantidade de fotos que eu coloco), mas vale muito a pena. Eu simplesmente revivo a viagem inteira, relembro sensações que tive... E, ao escrever, eu sinto que estou fixando melhor todas as impressões vivenciadas durante o tempo da viagem. Como resultado, eu sinto que aproveitei simplesmente o dobro ou o triplo do que teria aproveitado e extraído da viagem caso não fizesse um diário.
Tendo terminado de escrever, eu imprimo o arquivo em uma gráfica, mando encadernar e, então, o diário está finalmente pronto: me sinto uma pessoa mais rica em experiências, mais feliz, e com minhas experiências de viagem sempre à mão! :)

Você também poderá gostar de:
Imagem
Sobre viagens e fotos
Imagem
Próximo diário de bordo: Londres!
Imagem
Embarcando para a Alemanha!!

Os comentários estão fechados.
    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.