Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Por Aline Viana.

Somos esponjas

13/7/2016

2 Comentários

 
 Imagem
Dia desses eu passei horas lendo posts antigos de uma blogueira que eu acompanho. Fiquei vendo como foi o início de sua carreira na Internet e notei como ela tinha um estilo diferente de escrita em relação ao que tem hoje. Li vários posts de anos atrás e, depois dessa imersão nas publicações antigas dela, entrei no meu blog e comecei a escrever meus posts, sobre assuntos que eu já havia listado previamente que queria abordar aqui. Escrevi o primeiro e, quando fui reler, o susto: eu estava escrevendo de forma muito parecida à daquela blogueira em seus primórdios! Estava usando o mesmo tipo de ironia que ela usava, o mesmo humor ácido e, em parte, o mesmo vocabulário. Fiquei assustada com o fato porque, de forma alguma, aquilo foi intencional. Eu estava ali escrevendo um post pessoal, falando das minhas impressões; queria transmitir as minhas ideias e formas de pensar, e não as de qualquer outra pessoa. Afinal, a graça dos blogs pessoais não está nisso? Na pessoalidade dos posts? Enfim: de modo algum o meu objetivo era copiar o estilo de alguém.

Quando tomei consciência disso (de que eu estava me apropriando do modo de escrever de outra pessoa), dei uma editada no que havia escrito, mudando algumas palavras e o próprio estilo de escrita. Estava tentando, assim, aproximar o texto de mim. Mas isso não é estranho? Ter que tomar cuidado para que o meu texto transmita a minha personalidade? Não seria lógico esperar que um texto escrito por mim tivesse naturalmente a minha cara? 

Eis o "x" da questão.

Refletindo sobre o que aconteceu, fiquei ainda mais certa de algo que eu já sabia: somos esponjas. Assimilamos o conteúdo do ambiente no qual estamos imersos; absorvemos tudo o que está à nossa volta. E daí repetimos comportamentos que vemos serem adotados; pronunciamos as palavras que escutamos os outros dizerem; formamos nossa opinião com base no que lemos e ouvimos... E fazemos isso, em grande parte das vezes, de forma completamente inconsciente. Sim, somos esponjas. É claro que, em maior ou menor grau, controlamos a nossa capacidade de absorção. Não reproduzimos todo o tipo de atitude que vemos por aí afora; não usamos todo e qualquer vocábulo que escutamos; e, em regra, não somos papagaios propaladores da opinião alheia de forma irrefletida. Porém, todos estamos imersos em uma cultura, e chega uma hora em que é inevitável agir de determinada forma, porque é a ela que estamos habituados. O homem é, de fato, "produto do meio", ao menos no sentido de que reproduz comportamentos culturalmente incorporados.

Diante desse quadro, acho que duas atitudes se afiguram importantes e necessárias: a primeira delas é ter um potente filtro, agindo reflexivamente sobre as influências externas que chegam até nós. Porém, como nem toda influência é perceptível, precisamos também tomar cuidado com o meio em que mergulhamos. É claro que a realidade do mundo é triste e ele está cheio de coisas erradas; não dá para, simplesmente, ordenarmos que "parem o mundo, que eu quero descer". Assim, partindo da premissa de que temos que aceitar o fato de vivermos numa sociedade cheia de mazelas, é preciso pensar em nível micro, ou seja, nos nossos hábitos individuais, nos ambientes que frequentamos, no tipo de produto que consumimos e nas pessoas com quem convivemos diretamente. 

Em termos práticos, as reflexões que aqui proponho são:
- Quem são as pessoas com quem convivo de perto? Elas trazem coisas boas para a minha vida? Sou suficientemente próximo(a) das pessoas que admiro? Ou deveria buscar estar mais próximo(a) de pessoas que transmitem o bem?
- Qual é o tipo de cultura que eu consumo: ela acrescenta algo bom à minha mente? 
- Que tipo de música eu escuto? Eu ouço esse estilo musical porque eu gosto? Ou simplesmente porque está na moda? Essa música me traz boas sensações ou, pelo contrário, me deixa nervoso(a) e estressado(a)?
- O que o meu vocabulário diz sobre o meu humor e a minha personalidade? 
- Tenho procurado tirar da minha mente o que não interessa, fazendo um verdadeiro "detox mental"?
- Minhas atitudes e hábitos são refletidos? Ou não passam de meras repetições de comportamentos socialmente praticados?

E você? Já pensou sobre isso?

Você também poderá gostar de:
 Imagem
Tal pai, tal filho
 Imagem
Calendário de presidiário
 Imagem
Um viva à vida adulta
2 Comentários
Izabella Espanha
13/7/2016 07:19:44 pm

Ameeeei! Excelente reflexão! Me lembrei muito de uma palestra do Pe. Fábio ("Eu, quando visto pelo outro"). Ele falou um pouco disso, sobre como nós somos influenciados pelas pessoas, pelas nossas leituras, pelo que assistimos... e propõe exatamente essa reflexão de sermos críticos quanto a essas influências. ❤😘

Responder
Aline Viana link
13/7/2016 09:40:45 pm

:D Que bom que você gostou, Isa!! Pois é, eu vi que o Padre Fábio tinha falado algo sobre isso, mesmo!! Na época, inclusive, esse post já estava até escrito! E fiquei com vontade de ouvir o que ele falou sobre o assunto, porque realmente acho que é um tema importante para refletirmos! Beijos!

Responder



Enviar uma resposta.

    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.