Quem recebe um presente deve ter em mente que presente é uma liberalidade, não uma obrigação. Assim, quem presenteia o faz se quiser, dá o que quiser e no valor que quiser/puder pagar.
Ao mesmo tempo, quem presenteia deve saber que o objetivo de um presente é agradar quem o recebe. Então, deve-se buscar algo de que a pessoa goste, porque isso é sinal de consideração e gentileza.
- Fui convidado para um casamento: sou obrigado a dar presente?
Como eu falei ali em cima, uma das características essenciais de um presente é que ele é uma liberalidade, e não uma obrigação. Quem presenteia o faz deliberadamente. Assim, da mesma forma como os noivos não são obrigados a convidar ninguém para o casamento se não o quiserem, os convidados não são obrigados a presentear. Porém, quando os noivos convidam alguém para seu casamento, é sinal de muita consideração. Uma das coisas mais difíceis no planejamento de um casamento é justamente fazer a lista de convidados, porque isso implica altos gastos, envolve relações sociais e familiares, e nem sempre é possível convidar todas as pessoas que gostaríamos de ter em nossa festa. Assim, se você está na lista de convidados de um casamento, pode ter certeza de que os noivos têm muita consideração por você, e seria muito elegante demonstrar que você ficou feliz em ser lembrado. O presente cumpre essa função e demonstra que, assim como os noivos fizeram caso de você, você faz caso do casamento e gostaria de contribuir na formação desse novo lar.
- Não irei ao casamento: estou dispensado de dar o presente?
Não é bem assim... O presente não funciona como um "ingresso" para a festa de casamento. Como comentei acima, presentear os noivos é sinal de que você tem por eles a mesma consideração que eles têm por você. Assim, ainda que você não vá ao casamento, é extremamente elegante presentear os noivos, mesmo porque se você não vai à celebração e tampouco dá um presente, fica parecendo que você não deu a menor importância ao evento, e o deixou "passar em branco".
- Sou obrigado a comprar algo da lista de presentes?
Mais uma vez, é preciso lembrar que, em se tratando de presentes, ninguém é obrigado a nada. Porém, na minha opinião, não há motivos para não se comprar algo da lista de presentes, desde que os noivos façam uma lista democrática, com presentes de todas as faixas de preços (é preciso contemplar desde itens de menos de R$ 100,00 a itens de mais de R$ 1.000,00). A lista de presentes é vantajosa para todos: quem presenteia fica seguro de que dará algo que irá agradar aos noivos; além disso, quando se compra algo da lista é quase certo que os noivos não têm aquele produto e efetivamente irão usá-lo. Outra vantagem é que geralmente as lojas em que os noivos fazem lista de presente garantem a entrega do produto, de forma que o convidado não precisa se preocupar em entregar. Para os noivos também é ótimo ganhar algo da lista, porque se eles escolheram determinado produto é sinal de que precisam dele ou desejam ganhá-lo. Além disso, as trocas são facilitadas, caso sejam necessárias. Assim, na minha opinião, em geral não há motivo para dar um presente fora da lista. Porém, se ainda assim você quer presentear com algum item que não esteja na lista, não há problema nisso. Mas é preciso tomar alguns cuidados e ter em mente que talvez seu presente tenha que ser trocado, porque pode ser que os noivos já tenham aquele produto. Em primeiro lugar, deve-se preocupar sempre em dar algo que seja útil e atemporal: ou seja, algo que seja funcional numa casa, que tenha utilidade, e que não seja um produto "da moda", que pode ser rapidamente abandonado. Em segundo lugar, ainda que você não queira dar nada da lista, é muito delicado que você consulte a(s) lista(s) de presentes (se estiver disponível na Internet) e veja quais são os produtos que os noivos já ganharam. Dessa forma, se os noivos já ganharam muitos faqueiros, por exemplo, você já sabe que essa opção não é tão interessante. Além disso, muito cuidado ao dar peças decorativas! Cada casal tem uma ideia muito própria acerca da decoração de sua casa, e nem sempre uma peça escolhida por um convidado irá combinar com o estilo dos noivos. Ou seja: grande é a chance de que seu presente fique relegado a um canto sem destaque ou mesmo de que nem seja utilizado para decorar a casa. E você não quer que seu presente seja esquecido, certo? Se você quiser presentear os noivos com alguma peça decorativa, dê algo discreto, neutro, atemporal - ou é melhor não dar esse tipo de presente. Boas opções no quesito "peça decorativa" são adornos de cristal.
Ultimamente tem sido comum que os noivos façam listas de presentes com cotas da lua de mel: ao invés de produtos e utensílios, os noivos incluem na lista passeios, jantares e presentes virtuais. No final das contas, o que eles estão ganhando, mesmo, são quantias em dinheiro. Essa opção é muito comum quando o casal já tem sua casa montada e decorada. Porém, nem todo mundo gosta de dar um presente assim tão volátil ou virtual. Muitas vezes, ao dar um presente, pretende-se ser lembrado - e dar um presente que se esgota no tempo pode não cumprir essa função. Assim, mais uma vez é uma questão de ponderações e sensatez de ambas as partes: é bom que os noivos que pretendem fazer lista virtual façam também uma lista física em pelo menos uma loja. Assim, é possível aos convidados escolher peças que são do interesse do casal, e dessa forma também são contemplados aqueles convidados que não gostam de jeito nenhum de dar presentes virtuais. Ao mesmo tempo, é interessante que o convidado tenha em mente que, se os noivos optaram pelos presentes virtuais, é porque eles realmente ficariam muito felizes em ganhar aquela contribuição para a lua de mel ou para outro fim semelhante. De toda forma, seja virtual ou não o presente, é extremamente elegante que os noivos dirijam um agradecimento individualizado e particular a cada convidado pelo presente recebido.