Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Por Aline Viana.

Um tour pela Espanha: Montserrat (Catalunha)

3/3/2015

0 Comentários

 
Imagem
Imagem
Vista que sem tem quando se está na cremallera
Imagem
Estação em que se desce do trem e se pega a cremallera
A princípio, eu havia previsto que a série “Um tour pela Espanha” terminaria com os posts sobre a cidade de Sevilha. Porém, no último mês eu tive a oportunidade de conhecer mais uma cidade espanhola. Resultado: a série ganhou um “post brinde”, e hoje eu venho falar da cidade de Montserrat, que fica na Catalunha e é considerada uma cidade sagrada e única. Possui um mosteiro importante, que fica na montanha de Montserrat, a montanha mais significativa da Catalunha. Para quem está em Barcelona (cidade sobre a qual falei neste post aqui), vale muito a pena fazer um bate-e-volta para Montserrat: em uma hora é possível fazer esse trajeto, e a cidade é realmente especial e encantadora.

Minha ida para Montserrat aconteceu em um domingo (o que foi ótimo, pelos motivos que vocês lerão ao longo do post). Vou fazer esse post em estilo “diário de viagem”: contando como foi meu dia na cidade na ordem em que visitei cada atração.

De Barcelona para Montserrat:

Para ir de Barcelona para Montserrat, nós pegamos um trem da linha regional R5, que parte da estação de trens da Plaça Espanya. Essa estação tem integração com o metrô; assim, é possível pegar o metrô até ela e, ali, fazer baldeação e, em um posto de informações muito bem sinalizado, comprar a passagem de trem para Montserrat e embarcar. Por pouco menos de 30 euros (preço por pessoa), compramos uma passagem combinada, que dava acesso ao trem para Montserrat, à cremallera (espécie de trem que é necessário pegar para subir a montanha e chegar ao mosteiro) e ao funicular (que nos leva a uma parte ainda mais alta da montanha), ida e volta nos três casos. Há trens de Barcelona para Montserrat de hora em hora, começando às 8h36min. Nós pegamos o trem das 9h36min, para não termos que acordar tão cedo. A viagem de Barcelona até Montserrat dura aproximadamente uma hora. Nós descemos do trem na estação Montserrat Monastrol e, nessa mesma estação, pegamos a cremallera que sobe a montanha e chega ao mosteiro de Montserrat em aproximadamente 15 minutos. A paisagem da serra que se avista durante esse percurso é belíssima!!! Atenção: a cremallera para em duas estações (a Monistrol-Vila e a Montserrat): para chegar até o mosteiro, que é a grande atração turística da cidade, deve-se descer na estação final, ou seja, na Montserrat.
Imagem
Basílica
Aproximadamente às 11h nós descemos da cremallera. Estávamos no coração de Montserrat, aos pés da serra que dá nome à cidade, e que propicia aos turistas uma visão simplesmente deslumbrante. Neste dia a paisagem estava ainda mais especial, porque o céu estava completamente azul, sem nenhuma nuvem!
Imagem
Logo que se desce da cremallera é possível ver um posto de informações turísticas e várias placas de sinalização, de forma que não há como se perder em Montserrat: facilmente as atrações turísticas são encontradas. Como era domingo, nosso primeiro destino foi a Basílica de Montserrat. Isso porque aos domingos às 11h há uma missa ali; e, logo após a missa, às 12h, há a apresentação da Escolania de Montserrat, um coral religioso dirigido por monges e composto por vozes de meninos de até 14 anos de idade. Trata-se de um dos corais mais antigos e tradicionais da Europa (há documentos do século 18 que atestam a existência da Escolania), prestigiado internacionalmente.

A Basílica de Montserrat é linda e monumental. Bem grande e rebuscada. Como estava havendo a celebração da missa, a igreja estava bem cheia, e nós tivemos que ficar em pé (o que não foi um grande problema). A missa foi celebrada em catalão, então eu não consegui entender tudo. Mas gostei da experiência, porque, como eu falei, a igreja é linda; e, mesmo sem entender tudo, eu achei a celebração muito bonita.

Logo acima do altar há uma imagem da Virgem de Montserrat, um dos símbolos religiosos mais importantes para os catalães. A imagem, datada do século 17, representa a Virgem sentada em um trono, com o menino Jesus em seu colo. As mãos e os rostos tanto da Virgem como do menino Jesus têm a cor negra, razão pela qual ela é conhecida pela alcunha de “A Moreninha”. A razão de a imagem possuir a cor negra gerou diversas especulações ao longo do tempo. Durante muitos anos se acreditou que a razão de a imagem ter cor escura era a fumaça das velas acesas em honra à Virgem para pedir-lhe graças. Os últimos estudos físicos e radiológicos feitos acerca da questão confirmaram que, originalmente, a imagem da Virgem era branca, mas foi escurecendo a partir do século 16 em razão do fato de a tinta branca de sua face possuir chumbo em sua composição. De toda forma, a Virgem continuou a ser chamada de "A Moreninha".

Algumas pessoas acreditam que foi São Lucas quem esculpiu a imagem da Virgem, e que foi São Pedro quem a levou para Barcelona. Escondida pelos cristãos em uma gruta da montanha de Montserrat durante invasões, foi encontrada milagrosamente nos primeiros anos da Reconquista, o que impulsionou a construção da Basílica e do mosteiro com o objetivo de abrigar a imagem. Outra versão narra que em um sábado do ano de 888 alguns meninos pastores viram descer do céu, entre as montanhas de Montserrat, uma grande luz, acompanhada de uma bela melodia. Quando soube do ocorrido, o bispo da cidade de Manresa organizou uma expedição até o lugar indicado pela luz. Ali viu uma gruta dentro da qual estava a imagem da Virgem. Tentou levá-la em procissão para a cidade de Manresa, mas não conseguiu. Isso fez com que o bispo compreendesse a vontade divina: aquela imagem deveria ser venerada na própria montanha de Montserrat.

Bom, logo após a missa, às 12h, começou a apresentação da Escolania de Montserrat. Como algumas pessoas foram embora após a missa, nessa hora conseguimos nos sentar para assistir ao coro, que é realmente muito bonito! Uma das canções executadas pelo coral foi o Virolai, hino dedicado à Virgem de Montserrat (“A Moreninha”), que também é conhecido pelo título “Rosa de abril”.

A história da Escolania de Montserrat se relaciona às dificuldades pelas quais já passou o mosteiro: nas épocas em que o monastério sofreu destruições, incêndios e teve que ficar fechado por alguma razão, a Escolania também deixou de cantar. A contribuição cultural oferecida pelo coral é indubitável: ao longo dos anos, a Escolania formou maestros religiosos, compositores, professores e instrumentistas. Atualmente, a Escolania se compõe de aproximadamente 50 meninos de 10 a 14 anos procedentes de toda a Catalunha, os quais recebem uma formação musical de alto nível e uma sólida educação intelectual e humanística.
Imagem
Entrada da Basílica
Imagem
Imagem que fica no corredor de acesso à Basílica
Imagem
Alguns meninos cantores da Escolania de Montserrat
Imagem
Após a apresentação da Escolania de Montserrat, saímos da Basílica e resolvemos fazer um lanche (havíamos levado algumas comidinhas para a viagem, o que eu acho uma ótima dica – muitas pessoas também levam, já que parece não haver tantas opções de restaurantes na cidade). E, para continuar o passeio (que envolve alguns trechos de trilha e caminhada), não dá para ficar com o estômago vazio. Não é permitido comer na praça da Basílica, mas o picnic está autorizado na praça que fica alguns degraus abaixo. Nada mau fazer um picnic aos pés das agudas rochas que compõem a montanha de Montserrat, né?!
Imagem
Imagem
Imagem
O domingo em que nós visitamos Montserrat foi um domingo de inverno. Assim, estávamos bem agasalhadas, e tivemos que usar luvas durante alguns momentos. Mas, como o dia estava ensolarado, a temperatura estava bastante suportável. Aproveito o ensejo para falar um pouquinho sobre o clima de Montserrat: a cidade se caracteriza pelo clima Mediterrâneo; devido à sua morfologia peculiar (canais profundos, altitude elevada e grandes rochas agudas), apresenta fortes contrastes climáticos. A média de temperatura no inverno é de 5,6ºC. O verão é seco e quente. O outono se caracteriza por chuvas abundantes e irregulares, e a temperatura não ultrapassa os 10,6ºC. A primavera é úmida e a temperatura chega aos 17,6ºC.

Logo após nosso lanchinho, estávamos ainda nos arredores da Basílica quando começaram a soar alguns tambores, algo bem carnavalesco, bem no estilo Bartucada. Resolvemos, então, ficar por ali para assistir à apresentação, que estava muito alegre e animada. Não sei o nome do grupo musical, mas deu para ver que era algo bem típico da Catalunha. Logo em seguida, o mesmo grupo começou uma nova apresentação, não mais musical: eram os tradicionais Castelos Humanos (em catalão, Castells). Minha irmã já havia me falado a respeito desta prática, mas eu ainda não tinha visto pessoalmente. Então, achei ótima a oportunidade. Os Castelos Humanos são uma tradição catalã que foi declarada Patrimônio da Humanidade em 16 de novembro de 2010, e consistem em construções humanas que se assemelham a castelos: as pessoas vão subindo umas em cima das outras, e o desafio é conseguir construir torres altas (com muitos níveis) e não deixar ninguém cair. No topo das construções humanas ficam crianças, que são menores e mais leves, mais fáceis de serem carregadas. Mas nem sempre os pequenos conseguem chegar ao topo (dá muita dó quando eles não conseguem, hehe!). O nome dado às pessoas que participam dos Castelos é Castellers, em catalão.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Após assistirmos à apresentação dos Castelos Humanos, pegamos o funicular de São João, para chegar ao topo da montanha. A vista que se tem quando se está no funicular é muito bacana: se, quando estávamos na Praça da Basílica, a gente já estava num lugar alto, agora íamos para o topo da montanha. Muito legal! Quando descemos do funicular, chegamos ao Pla de les Taràntules: um lugar maravilhoso, com direito a uma paisagem sensacional: céu azul, montanhas, muito verde e, ao fundo, o mar. Um verdadeiro espetáculo da natureza!!
Do Pla de les Taràntules é possível escolher entre cinco propostas de itinerário que conduzem até uma parte do conjunto eremítico de Montserrat. Há trilhas para todos os gostos e todas as idades (para fazer as trilhas mais longas e pesadas, é preciso estar com calçados adequados e confortáveis. É legal, também, levar comidinhas, porque nesta parte da cidade, definitivamente, não há lugar para comer). A montanha de Montserrat, por seu relevo rochoso e agudo, sempre atraiu muitos aventureiros. Desde o século passado, trata-se de uma verdadeira escola para o montanhismo catalão. Atualmente, as trilhas, a escalada e a espeleologia são três modalidades amplamente praticadas na região.
Imagem
Nós fizemos uma caminhada de aproximadamente 20 minutos. Pegamos uma trilha bem tranquila em direção à Ermita de São João. O visual é único, muito diferente de tudo o que eu já tinha visto! Acho que pegar o funicular de São João e chegar ao topo da montanha é passeio obrigatório para quem está em Montserrat, ainda que você não seja fã de caminhadas em montanhas nem de esportes de aventura: eu, mesma, não sou adepta destas práticas, hahaha, mas achei o passeio bacana demais! A vista é incrível!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eu :)
Imagem
Imagem
Imagem
Após nossas caminhadas pela montanha, pegamos o funicular de volta para conhecer mais algumas atrações de Montserrat. Resolvemos ir ao Museu de Montserrat, porque havíamos lido informações interessantes sobre ele. E, de fato, a visita foi ótima!! Ficamos um bom tempo no museu, que é muito rico em obras de arte, principalmente em pinturas. Há, inclusive, algumas obras de pintores renomados, como Picasso, Monet, Caravaggio e El Greco. Tudo muito lindo! Recomendo demais a visita. O Museu de Montserrat funciona de 10h a 17h45min e a entrada custa 7 euros.

Terminamos nossa visita ao Museu no fim da tarde. Já tínhamos visto as principais atrações de Montserrat e, então, resolvemos fazer o caminho de volta para Barcelona (pegamos a cremallera até o trem, e depois o trem nos deixou na estação Plaça Espanya, já em Barcelona). O único ponto negativo foi que o trem estava lotado, e não conseguimos lugar para sentar. Mas o dia foi realmente ótimo e inesquecível!! Gostei demais de ter conhecido Montserrat. :)

Você também poderá gostar de:
Imagem
Um tour pela Espanha: Granada (Andaluzia)
Imagem
Um tour pela Espanha: Barcelona (Catalunha)
Imagem
Um tour pela Espanha: Córdoba (Andaluzia)
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.