Beleza tem a ver
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Beleza tem a ver

Beleza tem a ver

porque beleza tem a ver com todas as coisas boas da vida!​

Por Aline Viana.

Um tour pela Espanha – pelas ruas de Sevilha

19/1/2015

4 Comentários

 
Oi, gente!!

O que acharam do primeiro post sobre Sevilha (aqui)? Espero que vocês tenham gostado e se interessado pelos próximos posts!! Fiquei pensando no que postar, nos assuntos de cada post que faria... E vi que realmente é muita coisa para falar! Acho que alguns assuntos merecem um post exclusivo para eles. Por exemplo, as praças de Sevilha, os parques de Sevilha, a Catedral de Sevilha, os restaurantes de Sevilha... E acho que até o Guadalquivir, rio que corta a cidade, merece um post só para ele. Existem outras atrações que são tão, mas tão bacanas, que acho que também merecem a exclusividade de um post... Pois é, ainda estou pensando direitinho em como vou organizar as postagens da melhor forma! Mas o assunto do segundo post (esse que vocês estão lendo) já está decidido! :)

Feita uma apresentação geral da cidade no primeiro post (clima, localização, alguns hábitos e curiosidades mais importantes), fiquei pensando em qual deveria ser o tema do segundo. Queria um assunto que fosse interessante, atraente, porém pouco óbvio ou clichê. E então decidi escrever sobre: o que podemos encontrar nas ruas de Sevilha. Sim, porque é claro que, ao passear pelas ruas de Sevilha, nós encontramos muita coisa comum a outras cidades europeias e até mesmo brasileiras: farmácias, restaurantes, igrejas, escolas... Mas, vendo novamente as minhas fotos da cidade, eu fui dando atenção aos detalhes que fazem com que Sevilha seja mesmo uma cidade única.

Vamos, então, à lista de coisas que você vai ver ao caminhar pelas ruas de Sevilha:

- Laranjeiras; muuuitas laranjeiras! Sim, a cidade é lotaaada delas! Eu achei isso interessantíssimo; porque a laranja é uma fruta muuuito comum no Brasil; e, no entanto, a gente não vê laranjeiras pelas ruas, né?! Em Sevilha, ao contrário, tem demais! E é uma gracinha, porque a quase totalidade das laranjeiras fica bem carregadinha, cheia de bolinhas de um laranja bem vivo! E elas não estão somente nas ruas. Estão, por exemplo, no pátio da Catedral, nos jardins dos Reales Alcázares (uma das principais atrações da cidade) e, claro, nas casas também.
Imagem
Imagem
- Ruas que são verdadeiros labirintos: principalmente no centro histórico de Sevilha, que é a parte mais importante e turística da cidade, há várias ruas tortas que mudam de nome do nada. Dificilmente um quarteirão é quadrado ou retangular. E as ruas quase nunca formam paralelas. Resultado: em Sevilha é muito fácil se perder – mas também é muito fácil se encontrar, porque o centro da cidade não é assim tão grande, e de repente você cai num lugar central que você já conhecia. A dica é andar sempre com um mapinha da cidade nas mãos. E falando em ter um mapa em mãos, eu lembrei que outra coisa que você vai encontrar facilmente pelas ruas de Sevilha são:

- Pessoas solícitas querendo te ajudar: ao ver você com um mapa em mãos, mesmo que você não diga nada, não peça ajuda e não esteja com cara de desespero, hahaha, muito provavelmente um sevilhano vai parar, te cumprimentar e oferecer ajuda. Eles são muito solícitos!!! Acho que eles devem saber também que andar pela cidade não é tarefa das mais fáceis para quem não está habituado com as ruas de Sevilha, então eles são ótimos na tarefa de dar informações sobre ruas e lugares!

- Bicicletas: sei que isso não é algo típico de Sevilha nem vantagem exclusiva dos europeus (graças a Deus, o hábito das bicicletas e das ciclovias está chegando com relativa força ao Brasil! Não vou aqui entrar no mérito sobre a adequação ou não desse meio de transporte para determinadas cidades, principalmente as montanhosas, porque isso seria assunto para um outro post, haha!). Mas em Sevilha a bicicleta assume um papel fulcral para a mobilidade urbana. E quando eu digo fulcral, é fulcral meeeeesmo, hahaha. Isso porque a cidade é, em sua maior parte, plana, o que facilita muito o deslocamento por bicicleta. Em segundo lugar, Sevilha é uma cidade de ruas muuuito, muuuuito estreitas. Em grande parte delas – principalmente no centro histórico – é proibido parar ou estacionar o carro. De forma que sair de carro pelas ruas de Sevilha é um caos. É dificílimo andar de carro pelos “labirintos” que são as ruas da cidade, e encontrar uma vaga é uma tarefa quase impossível. É fato que a cidade possui alguns Parkings (estacionamentos) subterrâneos; mas por vezes até neles é difícil encontrar uma vaga; fora o fato de que não são muito baratos... Mas voltando às bicicletas: Sevilha tem um programa de aluguel de bicicletas chamado Sevici (uma brincadeira com o nome da cidade e o “bici”, nome mais curto por meio do qual os espanhóis se referem à bicicleta). É um programa interessantíssimo e muito difundido: as bicicletas são muito bem cuidadas e há estacionamentos por toda a cidade. As ciclovias são inteligentes (não tem aquelas que saem de lugar nenhum e dão em lugar nenhum, como eu infelizmente já vi em alguns lugares do Brasil) e muito bem sinalizadas. Assim, é possível andar de um lado para outro com praticidade e, de quebra, fazer um exercício físico que traz muitos benefícios à saúde!.
Imagem
- Fumantes: sim: infelizmente, em Sevilha ainda há muita gente que não sai às ruas sem um cigarrinho. Muitas pessoas lá fumam loucamente, hahaha. O que faz com que você sinta cheiro de cigarro em várias partes da cidade. Vários colegas meus da Universidade, por exemplo, tinham cheiro de cigarro. Isso é um fato que me incomoda muuuito, muito mesmo! Eu não suporto cheiro de cigarro. Mas eu ainda tenho a esperança de que, aos poucos, esse hábito fique esquecido (eu sou daquelas que acha que fumar em pleno século 21, além de fora de moda, é um atraso gigantesco).

- Charretes que são puro luxo: aqui também não vou entrar no mérito da discussão sobre os maus-tratos aos animais, mas é fato que, no centro histórico de Sevilha, há charretes por toda a parte, oferecendo passeios a turistas. E, independente de concordar com isso ou não, é fato que as charretes de lá são puro luxo: verdadeiras carruagens!
Imagem
Imagem
Imagem
- Puertas, muuuitas puertas medievais: Sevilha é cheia de vestígios de muralhas, nas quais há várias “puertas” (portas) de acesso à cidade. Por isso, muitas regiões de Sevilha remetem a essas portas: Puerta de Jerez, Puerta del Sol, Puerta de la Carne, Puerta Osario, Puerta de Carmona, Puerta de la Macarena... Historicamente, as muralhas foram construídas em Sevilha como forma de defender a cidade durante o império romano, e rodeavam seu centro histórico. Elas permaneceram até o final do século 19, quando, no ano de 1868, foram parcialmente derrubadas. Atualmente, estão preservados alguns trechos amuralhados e algumas portas, principalmente no barrio de la Macarena e nos arredores dos Reales Alcázares. 
- Casas e construções de estilo árabe: a partir do século VIII, Sevilha viveu sob o domínio e o império dos mouros. Durante essa época árabe, inclusive, foram construídos importantes monumentos que atualmente atraem muitos visitantes, como a Giralda e os Reales Alcázares. Somente no século 12 a cidade foi reconquistada pelos cristãos. Em razão do longo tempo de domínio mouro, pelas ruas de Sevilha é possível encontrar muitas casas e construções de estilo árabe, o que confere à cidade uma riqueza histórica, arquitetônica, cultural e visual.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Bom, gente, acho que por enquanto é isso! É claro que, andando pelas ruas de Sevilha, é possível ver muitas outras coisas interessantes e belíssimas, mas os itens que eu descrevi aí em cima são os que mais me chamam a atenção e os que considero mais importantes. Espero que vocês estejam gostando do nosso passeio pela cidade! Até o próximo post! ;)

Você também poderá gostar de:
Imagem
Um tour pela Espanha - Sevilha (apresentação)
Imagem
Um tour pela Espanha: restaurantes em Sevilha
Imagem
Um tour pela Espanha: Catedral e Giralda (Sevilha)
4 Comentários
Bruna
19/1/2015 03:31:05 am

Oi Aline!!! Minha irmã viaja sábado e também terá um dia para passear em Sevilha!!! Estou aguardando ansiosamente pelas próximas dicas!!! Adoro seu blog!!! Beijinhos.

Responder
Aline Viana
19/1/2015 05:12:33 am

Oi, Bruna!!! Que ótimo que ela poderá visitar Sevilha!!! :) E que bom que você está gostando do blog!! Vêm mais dicas por aí! ;) Beijos!!

Responder
Vanessa Pereira link
20/1/2015 08:04:33 am

Que lindo. Espanha tem lugares muito interessantes para se visitar. Um dia vou a Sevilha <3
Adorei as fotografias
Beijocas*

Btw, o fundo é lindíssimo, apaixonei-me pelo padrão :D

Responder
Aline Viana
20/1/2015 10:26:11 am

Oi, Vanessa!! Sim, Sevilha é uma cidade lindíssima, vale muito a pena, e está perto de você, né? Tenho como missão conhecer melhor Portugal! :) Ah, e fico feliz em saber que você gostou das fotos e do fundo do blog!! Obrigada!! Um grande beijo!

Responder



Enviar uma resposta.

    Imagem

    Quem escreve:

    Oi! Eu sou a Aline. 
    Sou mineira, casada, mãe, consultora legislativa; e adoro escrever, principalmente sobre as coisas boas e bonitas da vida, dentre viagens, receitas, lugares, inspirações, receber em casa, casamento, vida de casada e faça-você-mesmo. Seja bem-vindo ao meu blog; espero que você encontre muita beleza por aqui!


    Curta o blog:


    Inscreva-se no canal:


    E também no meu canal exclusivo sobre literatura:


    Beleza 
    tem a ver com:

    Todos
    Alemanha
    Beleza
    Bem Estar
    BH
    Blog
    BTVfotografa
    Campos Do Jordão
    Casa
    Casamento
    Cinema
    Comportamento
    Cosméticos
    Crônicas
    Curtas
    Decoração
    DIY
    Download
    Espanha
    Etiqueta
    Hospedagem
    Intercâmbio
    Itália
    Livros
    Londres
    Maternidade
    Moda
    Música
    Natal
    Noivado
    NYC
    Organização
    Paris
    Portugal
    Quilling
    Receber Em Casa
    Receitas
    Restaurantes
    Rio De Janeiro
    Sevilha
    Solidariedade
    Tiradentes
    Viagens
    YouTube


    Política:

    Todas as fotos e textos publicados no blog são de minha autoria, exceto quando sinalizado. 
    Aline Viana.

    Blogs que eu amo:

    • Anita Bem Criada
    • Chata de galocha

    • The VivaLuxury
    • Vida de casada

    Histórico

    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.