Pra quem não sabe, tanto o livro quanto o filme relatam a história do garotinho indiano Saroo, que, aos 5 anos de idade, se perde de seu irmão em uma estação de trem perto de casa. Sem ter noção do que fazia, Saroo embarca em um trem que o deixa em Calcutá, a muitos quilômetros de distância de sua cidade e de sua família.
Sem saber ler nem indicar o seu local de origem, Saroo é forçado a aprender a se virar nas ruas de uma cidade enorme e perigosa. Seu desejo de voltar para casa e reencontrar sua mãe e seus irmãos não morre, mas aos poucos vai cedendo espaço a uma resignação corajosa.
Mas, mesmo que o tempo passe, quem é que consegue apagar de sua mente tamanho trauma? Quem é que, nessa situação, seguiria em frente sem desejar reencontrar suas raízes? E é por isso que, mesmo com o passar dos anos e mesmo tendo refeito sua vida, Saroo não desiste de buscar o caminho de volta para casa. E nós, leitores de "Uma longa jornada para casa", somos convidados a reviver com o autor essa longa, difícil e surpreendente jornada.
Espero que vocês gostem do vídeo! Inscrevam-se no meu canal literário acessando este link e clicando em "Inscrever-se"! ;)