Valência é a terceira cidade da Espanha em importância, e está situada na costa mediterrânea da Península Ibérica, a 697 km de Sevilha. Possui dois idiomas oficiais: o valenciano (língua própria da Comunidade Valenciana) e o castellano, que é o idioma oficial do Estado espanhol.
Ficamos hospedadas na casa da tia do João (um colega de Faculdade), a tia Lelê. Ela mora em um "pueblo" pertinho de Valência, chamado L'Eliana. Tem uma filha muito fofinha, a Ana Leonor, de 1 ano e 2 meses, e é casada com o Mod, que nasceu em Alexandria e é muito gente boa. Além deles, também faz parte da família o Tut (Tutancamon é seu nome de batismo), um labrador preto que pesa quase tanto quanto eu.
Dia 12 (chegada)
Viajamos pela Ryanair, que é uma companhia que faz voos baratos pela Europa, com a condição de que você não leve bagagem para despachar. Com isso, levamos apenas a mochila; e a minha pesava 6,5kg (o limite são 10kg, e também há que se respeitar limites de tamanho). Tá, tendo um bom preço eu sei que não se pode exigir muito, mas eu achei que a companhia aérea poderia ser mais organizada. Não há marcação de assentos (pelo menos não tivemos essa opção quando compramos), e com isso faz-se uma fila gigantesca na porta de embarque, esperando a hora de embarcar. Além disso, hoje, na volta, eles nos deixaram mais de 40min em pé fora do aeroporto, após o embarque (esperando até a hora de poder entrar no avião), sob o frio matinal. Ah, e eles também fazem a previsão da duração do voo com bastante folga, de forma que eles podem atrasar a saída e chegar ao local de destino "no horário previsto" (e ainda se gabam disso). Pronto, desabafei.
Chegamos ao aeroporto de Valência por volta de 21h30, e a Tia Lelê estava lá nos esperando. Fomos para a casa dela, conheci o Mod e o Tut (a Ana ainda não, porque ela já estava dormindo). Eles nos receberam super bem e nos deixaram bem à vontade! A Tia Lelê pôs pizza para assar, com direito a acompanhamento de Guaraná Antártica - original do Brasil! Batemos papo (a Tia Lelê é cheeeeia de casos!), e depois ela foi nos mostrar a programação que tinha preparado para nós. Nos deu o mapa de Valência, o quadro de horários do metrô, e outras informações turísticas. Além disso, ela preparou um quadrinho com todos os lugares que achava que deveríamos visitar na cidade. Isso foi realmente muito bom!
13/10 (quinta-feira)
A Izabella e eu acordamos às 8h, tomamos café da manhã (com direito a pão de queijo), nos arrumamos e fomos para a estação de metrô (pertinho da casa da Tia Lelê). Compramos um cartão que dava direito a 10 viagens por um preço mais em conta. E fomos para Valência. Descemos na parada da Plaza de España, conforme havíamos combinado com o Alfonso (explicação importante: Alfonso é um amigo que fizemos graças à nossa amiga Ana Paula Teixeira. Ele mora em um "pueblo" de Valência e, apesar de até então não nos conhecermos pessoalmente, se dispôs a nos guiar pela cidade. Simpático, não?! A gente "se conhecia" pelo facebook, porque a Ana Paula se encarregou de estabelecer o contato). Encontramos o Alfonso e demos início à nossa longa caminhada pela cidade. Primeiramente em direção ao centro velho. Vimos a estação de trem, a praça de touros, o edifício dos Correios, a praça da Prefeitura... Todas as construções são muito lindas, e Valência é realmente uma cidade encantadora!
Depois de descer os 207 degraus, andamos mais um bocado pela parte antiga. Vimos alguns edifícios e praças famosos, fomos ao Mercado Central, e paramos para almoçar em um lugar ali perto. O Alfonso sempre gentil e uma ótima companhia. Nos contou sobre sua família, sua viagem ao Brasil, sobre como conheceu a Ana Paula e sobre a ONGD da qual ele participa ativamente. É uma pessoa super engajada. Para quem quiser conhecer um pouco do projeto, visite: http://www.zercaylejos.org/. Trata-se de uma ONGD que atua em parte da África buscando melhorias na saúde, na educação, no desenvolvimento sócio-econômico e em infraestrutura.
Após o almoço, mais caminhada (aliás, o Alfonso ficou impressionado com o ritmo do nosso passo, porque deu pra conhecer um monte de coisas em um só dia. Viu, mãe? Tô fazendo muita caminhada aqui e não tô fraca, não!!!). Passeamos pelos jardins do Turia, que são jardins que foram feitos em cima do antigo leito do rio Turia, que atravessava a cidade (atualmente seu curso foi alterado para uma região mais marginal). Lindíssimos os jardins!!!! Me senti na Europa! Rs Passamos pelo "Palau de la Música" (outra construção belíssima), que tem uma fonte linda em frente. Na hora em que fomos estava ainda mais gostoso, porque havia fundo musical.
Em seguida chegamos à "Ciudad de las Artes y de las Ciencias". Que lugar lindo!!!! Apaixonei!!!! Reúne museus, boates, restaurante, ópera, quadra de tênis, oceanográfico... Tudo rodeado por água beeem clarinha e um belo trabalho paisagístico, vejam:
O Alfonso nos levou até a estação de metrô. Tínhamos que fazer o trasbordo (esqueci como se fala isso em português - é quando você desce de um trem para pegar outro em seguida, porque o primeiro não vai até seu destino); o Alfonso não tinha que fazer, mas, super gentilmente, desceu do metrô com a gente só para nos fazer companhia enquanto esperávamos o nosso! Não é uma simpatia?
Nos despedimos do Alfonso e agradecemos por tudo. Espero encontrá-lo novamente (a ele e a Ana Paula) antes de voltar ao Brasil!
Chegamos na casa da Tia Lelê eram quase 20h. Nos arrumamos para um jantar que ela preparou para a professora da Ana e sua filha. Também jantou conosco um colega de trabalho do Mod. No cardápio teve: cuscuz, torta de cebola, fondue de queijo, um doce africano do qual eu não sei o nome, sorvete e... café turco com direito a leitura da borra (igual em "O Clone"! haha). O Mod "leu" pra gente. A borra do meu café deu um resultado bastante curioso:
Mod pensativo examinando a xícara...
Mod: - Tienes coche?
Eu: - No...
Mod: No? Tendrás!
Após o café da manhã pegamos o metrô e descemos na estação indicada pelo Alfonso, perto da praia. Eu não podia ir a Valência e não dar nenhuma olhadinha no mar, né? Ai, que delícia foi caminhar pela praia e conhecer o Mediterrâneo! O dia estava bonito, quente, mas não pegamos praia (porque é pouco prático e porque as praias da cidade grande não são tão limpas). Andamos bastante a pé, até chegarmos ao Acqua, que é um shopping, para almoçar. Comemos uma pizza e depois voltamos à "Ciudad de las Artes y las Ciencias", que era ali pertinho e que foi um lugar que nos encantou, porque é bonito demais! Mas se o Alfonso não tivesse me contado, depois, que tudo aquilo foi construído com o dinheiro das pensões dos velhinhos, o lugar seria mais encantador...
Passeamos pelos jardins do Turia, andamos até o centro e voltamos para casa de metrô. Chegando lá conhecemos a babá da Ana, depois vimos fotos antigas da Tia Lelê, batemos papo e nos arrumamos para o aniversário da Bella (êêê!). A comemoração teve cachorro quente com guaraná e depois brigadeiro! E pra finalizar um vídeo que o João preparou para ela, com os amigos dando parabéns. Muito legal!
15/10 (sábado)
O fim de semana foi reservado para os programas em família. No sábado, acordamos, fomos ver a Ana fazendo aula de natação, e depois passeamos pelo lago de Albufera; fomos à praia e batizei meus pés no Mediterrâneo. Fomos ao Carrefour para eles fazerem compras, e um tempo depois de que chegamos em casa almoçamos uma Dourada com arroz de leite, que o Mod preparou. De sobremesa, brigadeiro, e depois a Bella ainda fez um bolo chamado chapéu de bruxa. Ou seja: comi demais. Ainda por cima fomos convidados a um jantar na casa do Amir, um vizinho da Tia Lelê. Foi legal, porque além de estar tocando uma música gostosa (de uma banda que fiquei conhecendo lá, chamada New York Ska - Jazz Ensemble), estavam ali, além de espanhóis: brasileiros, russas, italiano, colombiana, africanos, norte-americano... uma verdadeira miscelânea de nacionalidades!
16/10 (domingo)
O domingo foi um dia mais caseiro (que bom, né? Porque esse post está ficando gigante e até eu tô com preguiça de ler), teve até espaço para a "siesta" na programação da Tia Lelê. Curtimos a Ana e fomos ao Parque de L'Eliana para ela alimentar os patinhos. O parque é uma gracinha, por sinal!
Bom, para quem chegou até aqui, é isso! Voltamos para Sevilha hoje, segunda-feira, às 8h30 da manhã. Valência é uma cidade linda, encantadora, gostei demais de visitá-la e das pessoas que conheci lá! ;)
Beijos.