No filme não há qualquer explicação sobre a razão de Leopoldo ter ganhado fama assim, de repente. E esta aparente falta de motivo revela justamente algo que nós já estamos cansados de saber: atualmente, não é preciso muita coisa (além de sorte, talvez - e só talvez, mesmo) para ganhar quinze minutos de fama.
Quem já assistiu ao filme há de concordar comigo: a trama de Leopoldo em Para Roma com Amor chega até a ficar cansativa, tamanha é a invasão à privacidade do personagem. Fotos, entrevistas em jornais, vasculhamento da intimidade, mesmo. Italiano comum, pai de família, nas entrevistas que confere Leopoldo é indagado sobre questões fundamentais de sua vida, tais como a frequência com a qual faz a barba e para qual lado parte o cabelo.
E o que as blogueiras têm a ver com isso? Tudo. Não quero aqui me colocar em uma posição de juíza; afinal, se tenho um blog, também me enquadro na categoria das blogueiras. Mas a grande questão é: que tipo de conteúdo tem atraído a audiência das pessoas? É óbvio que os blogs têm total capacidade de incrementar culturalmente a vida de seus leitores: são dicas de viagens, compartilhamento de resenhas literárias, difusão de informações práticas que facilitam o dia a dia... Mas grande parte da audiência dos blogs (aqui incluindo também os vlogs e canais no YouTube) está relacionada a um verdadeiro culto à personalidade (e, para falar de uma forma mais crua, a um grande bisbilhotismo).
Outro dia eu estava assistindo a alguns vídeos de blogueiras no YouTube (admito que tenho gostado muito de dedicar parte do meu tempo livre a esse tipo de lazer). Mas não consegui levar o vídeo adiante quando uma blogueira, mostrando como era o seu dia e a sua rotina, começou a encenar a sua escovação de dentes matinal. Sério, tempo é uma coisa muito valiosa para eu gastar vendo uma blogueira escovar os dentes. Dei pause na hora e não voltei mais ao canal.
Não quero, com isso, fazer nenhum tipo de convite ao boicote desse tipo de vídeo ou publicação. A Internet está aí, riquíssima em conteúdo, e as pessoas fazem o que quiserem com o seu tempo livre. Quem sou eu para julgar. Eu, por exemplo, tenho passado parte dos meus dias colorindo desenhos lúdicos, e provavelmente muita gente é da opinião de que há maneiras melhores para se passar o tempo. Enfim, não tenho nada a ver com o tempo de ócio de ninguém.
Porém, após assistir a Para Roma com Amor, tomei consciência de que, por meio do filme, Woody Allen lançou luzes sobre um tema muito atual e reflexivo: todo sucesso tem um mérito legítimo? De qual tipo de conteúdo as pessoas têm sede? Será que hoje tudo é notícia? E, por fim: qual é o aporte cultural que sua blogueira favorita traz à sua vida?
E você: o que pensa sobre isso?